Cadela abandonada tem marcas de agressão por todo o corpo

Mais um caso de abandono animal acontece em Uberaba. Desta vez, o fato envolve a cadela vira lata Laika que foi abandonada na rua Mário Vinícius, no bairro Elza Amuí. A denúncia foi feita por anônimos à Guarda Municipal que chegou ao local, no último domingo, e presenciou o animal em péssimas condições.

A cadela estava com a pata quebrada, olhos inchados, pescoço marcado pela coleira, desnutrida e com o corpo cheio de carrapatos. "Quando ela chegou à Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra), todos nós ficamos indignados com tamanho descaso da parte de seu dono. Como pode uma pessoa fazer tamanha crueldade com um animal dócil como Laika", questiona a diretora da Supra, Denise Max.

O veterinário Marcelo Staciarini foi quem cuidou do animal assim que a Guarda Municipal o encontrou.

Bombeiros capturam cobra em casa do Setor Norte



O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores do Setor Norte para capturar uma cobra que estava no interior de uma residência no bairro Ana Pinto de Almeida. O animal, segundo os bombeiros, media cerca de um metro e era peçonhento, portanto os moradores da casa corriam risco de serem envenenados.

O soldado Reinado afirma que a residência invadida pela cobra esta localizada próxima a uma região de muito mato o que ocasiona o aparecimento de animais como a cobra. “Não conseguimos identificar a espécie do animal, porém pelas suas características realmente tratava-se de uma cobra venenosa”, assegurou.

Ele disse que é corriqueiro o atendimento deste tipo de ocorrência na cidade. “O Corpo de Bombeiros em Araxá tem atendido muitos casos como este em que as casas são invadidas não só por cobras como também por outros animais como gambás e ouriços”.

O senhor João Batista Leal é o morador da casa invadida pela cobra, na rua Agnelo Vieira Alves. Ele diz que a situação na sua residência ficou complicada porque estava trabalhando quando sua esposa encontrou o animal no telhado do quarto do filho que é menor de idade.

“Infelizmente é frequente o aparecimento de cobras aqui na minha casa, porém desta vez o susto foi maior porque ela estava dentro do quarto do meu filho”.

João Batista diz que o grande motivo do aparecimento de tantos bichos no bairro Ana Pinto de Almeida é o descaso com a região. “Aqui há muito mato e sujeira. Ninguém limpa e nem toma providência nenhuma. Quando pedimos auxilio não recebemos resposta.

No Setor Norte todos os moradores pagam o IPTU e,porém não recebem os benefícios que necessitam. Na beira do córrego estão aparecendo além de cobras,escorpiões,caramujos africanos e todo tipo de animal”,protestou.

De acordo com o soldado Reinaldo,não há um local pré-determinado para a soltura destes animais apreendidos.Segundo ele,normalmente os bichos que são capturados são soltos em locais afastados da cidade onde existem características semelhantes ao habitat natural dos animais.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas não tentem matar qualquer tipo de cobra em hipótese alguma.Caso ocorra o aparecimento deste ou de qualquer outro tipo de animal em uma casa,o mais seguro é isolar o local e acionar os Bombeiros através do telefone 193,explica o soldado Reinaldo.

fonte:jornal araxá

Doença que provoca diarreia em cão pode transmitir aos humanos



Manter um laço de afeto com animal de estimação requer mais cuidado, isso porque existem doenças que podem ser transmitidas. Uma delas é a giardíase, doença que causa frequentemente diarreia em animais de companhia e humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Giardia é considerada um parasita zoonótico, o que significa que as infecções podem ser transmitidas dos animais para crianças e adultos.

Só que é difícil um diagnóstico preciso, já que os protozoários são pequenos, eliminados pelas fezes e difíceis de ser encontrados. A médica veterinária Danielle Pereira, tutora do Portal Educação, recomenda, “é adequado que o animal faça exames de fezes periodicamente e sempre que necessário seja vermifugado”.

Estima-se que 32% a 80% dos cães, já teve ou têm Giardia duodenalis, entretanto a incidência é variável de acordo com a região brasileira. Aproximadamente 12,2% dos cães de rua e domiciliados em São Paulo (SP) tenham o parasita, que também atinge 16,9% dos animais em Botucatu (SP) e 29% em Uberlândia (MG).

Considerado um problema global, esse não atinge só o Brasil, 80% dos animais da Itália foram diagnosticados com esse protozoário, assim como 58,8% dos pets na Hungria e 51% no México.

Doença:

Responsável por provocar deficiência vitamínica e mineral no hospedeiro a Giardia duodenalis, habita o intestino do animal.Tem como principal ameaça a saúde humana já que é transmitido pelo contato com objetos,alimentos e água contaminados.Nos animais que apresentam sintomas,são observadas fezes amolecidas a diarreicas, fezes de odor fétido,vômitos,perda de peso,flatulência e até desidratação,que,quando não tratada, pode levar à morte.

fonte:pantanal news

Milhares de peixes mortos aparecem na Praia da Bica, na Ilha do Governador

RIO - Na bela paisagem da Baía de Guanabara na Praia da Bica, na Ilha do Governador, a realidade vista de perto é aterradora. Nesta sexta-feira, milhares de peixes mortos apareceram na praia, que há anos sofre com a poluição que afasta banhistas e causa prejuízos ao comércio do bairro.

De acordo com o biólogo Mário Moscatelli,não é descartada uma mortandade provocada pela sujeira na Baía,principalmente depois de um período de chuvas.Mas como conta o comerciante Antonio Rodrigues,pescador e dono de um quiosque na Praia da Bica,a aparição de uma grande quantidade de peixes mortos ali é comum no período anterior à Semana Santa.

Segundo ele,as traineiras que pescam na Baía têm capacidade,em média,para oito toneladas de peixe.Principalmente nesta época do ano (mas também em outros períodos),eles deixam na embarcação apenas os peixes com melhor valor de mercado.E descartam no mar, geralmente próximo à Ilha do Governador,aqueles que não serão vendidos tão facilmente.


Por isso, as espécies que aparecem aqui são as de menor valor, como as sardinhas de boca torta — diz Rodrigues.  É ruim para todos. Nós, comerciantes, perdemos clientes. O meio ambiente e também os pescadores são prejudicados completa.
Opinião compartilhada por Moscatelli, na hipótese de os peixes terem sido descartados das traineiras.
É um suicídio para os pescadores, pois esses peixes, além de servirem, por exemplo, para rações, serviriam de alimentos para outros peixes — diz o biólogo.

Cerveja faz cavalo voltar a viver



Quem diria que aquela cervejinha de sexta-feira à noite, tão condenada por muitos, seria, um dia, responsável por alguma boa notícia. Pois é... na Austrália, a bebida parece ter poderes místicos. Que o diga o cavalo Diamond Mojo, de 6 anos de idade.

Na verdade, Diamond não lida muito bem com os dialetos humanos, mas seu dono, Steve Clibborn pode contar como foi a experiência de trazer o animal de volta do reino dos mortos apenas com uma bela golada da birita. Mojo já estava desacordado há 23 horas em virtude de uma cólica mortal.

Eu já tinha desistido e dado meu beijo de despedida. Depois de passar um dia inteiro sem ele esboçar qualquer reação, me lembrei de um conto que dizia ser possível alimentar cavalos com cerveja. Mesmo não acreditando muito, valia a tentativa - explicou Clibborn.

Para a surpresa do caubói, o resultado foi instantâneo. Mojo ergueu a cabeça e mandou um sonoro arroto! Daí foi só suspender o veterinário, afinal, o porco (quer dizer, o cavalo) já havia dado sinal de vida.

Não tenho certeza de como a ciência agiu por trás disso, mas acho que ele foi salvo pelo gás da cerveja. Aquele arroto deu um alívio em seu estômago, e Mojo pôde felizmente voltar a viver.

A cólica é um problema médico comum em humanos e cavalos, resultando em uma forte dor abdominal. A doença pode ser causada por diversos fatores, como o estresse. Segundo Clibborn, no caso de Mojo, o problema foi desencadeado por uma lesão em uma das patas, que teria deixado o animal bastante jururu. A cólica é muitas vezes fatal para os cavalos.

fonte:extra globo

Pet shop oferece estacionamento de cães e gatos em shopping de SP

Cachorrinha sem raça definida aguarda a chegada da dona (Foto: Letícia Macedo / G1)

Os proprietários de cães e gatos que frequentam o Shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo, que não tinham com quem deixar seu animal de estimação na hora de ir ao cinema ou à praça de alimentação já podem recorrer ao estacionamento de animais oferecido por um pet shop.

O Dog's Parking foi criado há três meses. Os clientes que já usavam o serviço de banho e tosa costumavam pedir para deixar os bichinhos nos boxs onde ficavam os animais que aguardavam para tomar uma ducha enquanto iam passear nas áreas do shopping onde é proibida a entrada de animais de estimação.

“Decidimos fazer uma reforma e criar um local mais adequado, distante da agitação e do barulho da área de banho para deixar os animais”, contou o proprietário Antônio Carlos Deodato.

A fisioterapeuta Andrea Fagundes, de 40 anos, já utilizou o serviço várias vezes e aprova. “Se você vai passear no shopping , tudo bem, mas se você vai fazer uma refeição fica limitado. Com esse serviço, eu junto o prazer de estar com elas e passear”, afirmou.

A sala é climatizada e tem até música ambiente. A trilha sonora é escolhida para deixar os animais tranquilos. Enquanto a reportagem do G1 esteve presente, o repertório privilegiou músicas instrumentais e bossa nova.

“Tudo limpo constantemente com bactericida, fungicida e antipulgas”, explicou a gerente da loja Tatiana Figueiredo. Cada um deles recebe um tapete higiênico, que lembra uma fralda descartável. O tapete é trocado cada vez que recebe um animal.

'Mamãe já volta'

Os animais não parecem estranhar o novo parking.“São animais que vão ao pet shop desde pequenos. As donas fazem como uma mãe que deixa a criança na escola. Elas dizem: ‘Mamãe volta já’ ou ‘Fica aí com as tias’”, contou a gerente que trabalha na loja há oito anos.

Para os proprietários mais apegados, o pet shop promete ainda mais uma novidade: ele poderá em breve acompanhar a situação de seu bichinho pela internet.

O site deve ficar pronto e o serviço deve estar disponível mesmo pelo celular nas próximas semanas. Antônio Carlos, porém, afirma que não tem intenção de expandir a iniciativa para outros shoppings. "Eu não vou perder clientes se outros pet shops quiserem nos copiar", disse.

A iniciativa fez sucesso principalmente aos fins de semana e a administração do pet shop já pensa em aumentar a estrutura. “Nós já estamos discutindo uma nova reforma para poder receber um número maior de clientes”, afirmou Ana Lúcia Deodato, filha do proprietário.

O pet shop dispõe de 11 boxes, sendo dois adaptados para receber também felinos. O serviço custa R$ 8 a primeira hora e R$ 2 as demais. O serviço funciona de segunda a sábado das 10h às 21h e, nos domingos e feriados, das 14h às 19h.

fonte:g1.com

Cadelinha de rua que teve perna cortada é adotada em Joinville (SC)



Uma pequena cama improvisada com lençóis é hoje o lugar de Sophia.Uma cadela calma,de olhar triste e perdido que se recupera de uma cirurgia feita na última terça-feira.Sem outro motivo a não ser crueldade,ela teve uma pata quase decepada por uma pessoa sobre quem moradores da vizinhança,no bairro Aventureiro,zona Norte de Joinville,têm apenas poucas pistas.

No início da semana, veterinários não tiveram escolha a não ser amputar a pata traseira. Mesmo mutilada, a cachorra ganhou um lar e hoje expressa felicidade. Balança a cauda, sinal de que a tutora que a acolheu chegou em casa.

A técnica de enfermagem Luana Marchi Utzig Ferreira, de 33 anos, sempre foi apaixonada por animais. Em casa, além de Sophia, tem dois cachorros e um gato. Mas a cadelinha preta é diferente e tem algo de especial que emociona Luana.

“Quando a encontrei pela primeira vez, ela estava deitada num mato em frente à minha casa. Coitada, nem reagia. Mal abria os olhos. De repente, percebi que a pata estava cortada, aparecendo o osso. Me apeguei e disse a mim mesma que cuidaria dela”, conta.

Luana não pensou duas vezes ao buscar ajuda. “Achei que ia dar para salvar a pata. Mas quando a levei a um especialista, não teve jeito a não ser cortar”, conta ela, que está longe de ter dinheiro sobrando para pagar o custo da cirurgia.

Os R$ 500 estão em aberto, e a técnica planeja economizar no que der para cobrir a despesa.

Antes mesmo de voltar para casa, a cadelinha tornou-se o xodó da família e recebeu o nome de Sophia, escolhido pela filha de Luana, que tem cinco anos. “Ela decidiu. Disse que era bonito. O nome fino – com “ph” –, combina com a cadela educada e amorosa”.

“Ela me emociona por ser tão amável e humilde. Vê os outros comendo e espera acabarem para ir comer. Nunca quis entrar em casa. É minha paixão”.

Recuperando-se em casa, Sophia tem de usar um cone de proteção que a impede de lamber os pontos. Toma antibiótico e recebe curativo todos os dias.

Hoje, alguns moradores desconfiam de quem teria maltratado a cadela. Mas agora, que ela tem uma casa e está bem, isso não importa mais para a tutora.

“As pessoas têm de entender que os animais têm sentimentos. Eles amam e são fiéis com a gente”.

Fonte: Clicrbs

Animais que hibernam vivem mais

Em comparação com vagar no gelo à procura de comida em meio a metros de neve, hibernar no inverno soa como um estilo de vida bastante confortável.

Mas não é apenas o fato de não gostarem de frio nem de patas molhadas que leva alguns animais a tirarem uma longa soneca durante o inverno. Acredita-se que a hibernação é o caminho mais fácil preservar a própria vida, possivelmente por fugir de predadores.



Uma nova pesquisa analisa “histórias de vida”dos animais – dados publicados anteriormente sobre quanto tempo eles vivem e quantos filhotes eles têm – no que diz respeito à possibilidade ou não de hibernação. Geralmente, os animais menores vivem menos e os maiores, mais tempo. Porém, os animais que hibernam parecem ser a exceção, disseram os pesquisadores.

“Nós descobrimos que pequenos mamíferos hibernantes têm uma expectativa de vida alta justamente por causa de seus hábitos de hibernação”, conta Christopher Turbill, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Vida Selvagem e Ecologia, em Viena, Áustria. Geralmente, os pequenos mamíferos hibernantes também se reproduzem mais lentamente se comparados às espécies que não hibernam.

Durante a hibernação, os animais entram em um estado de baixa energia, basicamente dormindo durante todo o inverno em um lugar seguro. Eles sobrevivem com as reservas de gordura do corpo. Também não se movem muito, a temperatura do corpo cai e tanto a respiração quanto os batimentos cardíacos diminuem sua frequência. A hibernação e estados semelhantes podem ser encontrados entre uma variedade de animais, incluindo morcegos e outros mamíferos, marsupiais e até mesmo alguns pássaros e cobras.

Os pesquisadores descobriram que durante a hibernação os animais são muito menos propensos a morrer, por isso as espécies que hibernam conseguiram atingir uma idade mais avançada. Observações anteriores também sugeriram que animais hibernantes vivem mais tempo porque não precisam competir por alimento ou lutar com caças ou predadores durante as temperaturas do inverno, como os seus parentes não-hibernantes fazem.

Por exemplo, um roedor não-hibernante do tamanho de um rato médio tem chance de sobrevivência de 17%. Vive um máximo de 3,9 anos e é capaz de ter até 14 filhotes por ano. Um roedor hibernante com o mesmo peso tem uma chance de 50% de sobreviver a cada ano e, portanto, o tempo de vida máximo para a espécie é substancialmente maior: 5,6 anos. No entanto, ele tem cerca de metade da prole por ano: cerca de oito.

Turbill acredita que a principal diferença chega a ser, no final das contas, psicológica. Os hibernantes enfrentam menos pressão dos predadores, o que torna a sobrevivência ao inverno mais fácil para sobreviver ao inverno – embora eles percam as oportunidades de reprodução que teriam se estivessem acordados.

“Pode haver energia o bastante para estes animais sobreviverem, mas não o suficiente para se reproduzirem”, explica Turbill. “Mesmo assim, se você hiberna, você tem uma chance muito boa de sobreviver até que as condições melhorem e você possa se reproduzir”.

Fonte: Hypescience

Loja do shopping Higienópolis cria "pit stop" de animais

A psicóloga Lilian Lerner faz compras na Tok & Stok do shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo. Está tranquila porque não corre o risco de sua Lola, uma akita de seis meses de idade, derrubar tudo na loja.



Lola a espera dentro de um box higienizado, com a temperatura controlada, água fresca e ao som de uma suave música. Ela também está dentro no shopping, mas num local especial, o recém-inaugurado Dog's Parking.

O "estacionamento" para cães e gatos é uma criação do engenheiro Antonio Carlos Deodato, 77, dono da Dog's Family --uma "boutique especializada em animais".

Deodato decidiu ampliar a opção aos "cachorreiros" no shopping após dispensar uma infinidade de clientes. O shopping permite o acesso de animais, mas eles são proibidos na praça de alimentação ou no cinema.

No shopping Higienópolis, cães e gatos podem ficar em "pit stop" de animais enquanto donos fazem compras

O pet shop não tinha local para abrigá-los, a não ser durante os tratamentos normalmente oferecidos.

A placa instalada do lado de fora da loja deixa claro sua proposta: "Quer ir ao cinema? Quer ir à praça de alimentação? Quer ir fazer compras? Deixe seu cãozinho sob nossos cuidados".

A comodidade custa uma "bandeirada" de R$ 8, mais R$ 2 por hora adicional. Não tem, porém, preço de diária. "Geralmente o pessoal fica duas, três horas, que é tempo do almoço ou da sessão de cinema", explica Deodato.

De acordo com o shopping, é o "primeiro 'estacionamento' para cães do país".

BOXES:

São 13 boxes com diferentes tamanhos que recebem até animais de grande porte. Dois deles são destinados exclusivamente para os gatos.

Os boxes são forrados com tapetes higiênicos (como se fossem fraldas de bebês) que são trocados quando os animais deixam o local ou fazem ali as suas necessidades.

Nos próximos dias, o monitoramento online dos animais também poderá ser feito pelos smartphones e tablets. "É o 'ovo de Colombo'. Logo, todos os outros [pet shops] também vão colocar", afirma o engenheiro.

O serviço funciona das 9h às 22h. Se o animal precisar ficar ali por muito tempo, os funcionários se responsabilizam pela alimentação dos bichinhos --e bichanos.

A ração, no entanto, seja ela de qual tipo for, deve ser levada pelos donos dos animais --uma forma de não desagradar ao "público-alvo" do "estacionamento".

fonte:folha.com

Tatuí realiza castração de animais em abril

No mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí realizará a castração de animais domésticos nos bairros Jardim Santa Rita de Cássia e Tanquinho. A ação acontece nos dias 9 e 10 de abril, das 8 às 17 horas, na EMEF “Professora Magaly Azambuja de Toledo”. Os donos de cães e gatos devem levar os animais até a escola para a realização da castração.

Segundo o veterinário Evaldo Campos, do Setor de Zoonoses, trabalharão na castração 8 funcionários da secretaria e 10 funcionários da equipe terceirizada, coordenada pelo veterinário Gustavo Sato. O bairro foi escolhido pelo tamanho da população, pois, juntos, Santa Rita e Tanquinho somam cerca de 11 mil habitantes.

Evaldo Campos também afirma que, estatisticamente, a média é para que a cada quatro pessoas exista um animal doméstico. Em uma população de 11 mil pessoas, a estimativa é de 2.750 animais. A castração será realizada apenas em animais domésticos, não abrangendo os soltos sem dono nas ruas.



fonte:itu.com.br

Família adota cães em feira

Quem quiser um animal de estimação, uma boa opção é adotar. Em Ribeirão Preto, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e três ONGs trabalham com o resgate e doação de animais. É possível adotar nas feiras que o CCZ e as ONGs realizam todos os meses e também ao entrar em contato com eles. A cada final de semana, uma feira diferente é promovida na cidade.

Confira abaixo as informações completas:


Centro de Controle de Zoonoses

Animais para adoção: cães e gatos retirados das ruas. Os animais são castrados, vermifugados e vacinados.
Feiras: todo primeiro sábado do mês (exceto neste mês que, por conta do Carnaval, será realizada neste sábado, 12/03).
Local: sede do CCZ - av. Eduardo Andréa Matarazzo, 4255.
Contato: 3628-2015 e 3628-2778

Requisitos e procedimento: levar cópia do CPF, RG e comprovante de residência. Também será necessário assinar um termo de posse e compromisso, em que o proprietário se compromete a cuidar do bem estar do animal, não o abandonar, fornecer abrigo, alimentação e assistência veterinária. Para animal de porte grande, como pit bull, um técnico fará uma pré-vistoria no local onde ele permanecerá para verificar se o espaço é adequado.

ONG Cãopaixão

Animais para adoção: cães e gatos resgatados do Centro de Controle de Zoonoses que não teriam condições de serem tratados lá. A ONG trata, vacina, vermifuga e castra os animais.
Feiras: todo segundo sábado do mês, das 9h às 17h.
Local: av. Presidente Vargas, 1710.
Contato: contato@caopaixao.com.br.

Requisitos e procedimento: é preciso ser maior de 18 anos e levar um documento. Além disso, é feita uma entrevista para traçar o perfil do adotante. Após a entrevista, o animal ideal é escolhido e é feito um termo de compromisso de guarda responsável. A ONG também pede uma contribuição de R$ 30 por animal adotado.

Associação Vida Animal

Animais para adoção: nas feiras, filhotes de cães e gatos. Na sede, filhotes e adultos. Todos são resgatados por protetores parceiros da ONG e associados. Os animais também são tratados, vacinados, vermifugados e castrados.
Feiras: todo terceiro sábado do mês, das 9h às 17h.
Local: av. 9 de Julho, 1209, esquina com av. Independência.
Endereço da sede: rua João Ramalho, 179
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. De finais de semana, visitas com hora marcada.
Contato: 3632-1054 ou ava@ava.org.br

Requisitos e procedimento: adotante deve ser maior de idade, levar CPF, RG e comprovante de residência. É feito um questionário com 20 perguntas orientando em relação à adoção de cães e gatos e é assinado um termo de responsabilidade.

Projeto Murilo Pretinho

Animais para adoção: cães adultos e gatos adultos e filhotes, todos resgatados das ruas. Os animais são tratados, vacinados, vermifugados e castrados.
Feiras: todo último sábado do mês.
Local: Novo Mercadão da Cidade - Av. Lygia Latuf Salomão, 605.
Contato: 9182-8816 e 9215-9277.

Requisitos e procedimento: levar RG, CPF e comprovante de residência. Também é feita uma entrevista com o adotante, assinado um termo de responsabilidade e é pedida uma taxa de R$ 30 por animal. Após a adoção, os animais são monitorados com telefonemas e visitas dos voluntários do projeto.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Zoonoses realiza feira de adoção de animais

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto vai realizar a 2º Feira de Adoção de Animais. O evento ocorre neste sábado (2), das 9h às 15h, na Avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 4.255, no bairro Marincek.

Mais de 30 animais estarão disponíveis ao público para adoção. Todos já castrados e com as vacinas e vermifugação em dia.

Os interessados em adotar um animal devem ser maiores de 18 anos, apresentar uma cópia do documento de identidade, comprovante de residência e assinar um termo de compromisso.

Quem quiser adotar cães da raça Pit Bull e Rottweiller só poderão concluir a adoção após os técnicos da Divisão de Zoonoses fizerem uma visita ao local onde os animais serão abrigados.

O Controle de Zoonoses tem um convênio com as universidades Barão de Mauá e Moura Lacerda para a realização de castração de animais abandonados ou que pertencem à famílias de baixa renda.

Além do convênio, que começou no fim do ano passado e tem duração de cinco anos, a própria Divisão de Zoonoses realizou a cirurgia de castração em mais de mil animais no ano passado.

Fonte: Ribeirão Preto Online

II Feira de animais acontece no próximo sábado

Lençóis Paulista - No próximo dia 2 de abril, das 8h30 às 13h, acontecerá no Canil Municipal de Lençóis Paulista a segunda etapa da feirinha de adoção de animais.

Serão disponibilizados 10 cachorros,entre adultos e filhotes, e 12 gatos.Os interessados na adoção receberão algumas orientações com relação a cuidados com o cão e a posse responsável.Todos os animais disponíveis para a adoção já passaram por exames médicos e tomaram todas as vacinas necessárias.



fonte:tribuna

Cadastro de animais e castração

Clique na imagem para ampliar

Centro de Zoonoses e Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (DAEMA) inicia cadastramento de cães e gatos para o Programa Municipal de Identificação e Castração, a fim de controlar número de animais.

O primeiro bairro a receber a base de cadastro será o São José, a partir da próxima quinta-feira (7 de abril), das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, na EMEF Américo Roncalli. O cadastramento segue na sexta, das 8 às 11 horas, e sábado, das 15 às 18 horas. O Santa Terezinha também será atendido nesta etapa do programa.

Na sequência, toda semana, em sistema de rodízio, outros bairros da cidade receberão a base do Centro de Zoonoses. Para informar aos moradores sobre o projeto, cartazes, folhetos e carros de som avisarão a região antecipadamente.

fonte:Jornal de Araraquara

Leão Kimba morreu de pneumonia e degeneração hepática em Maringá

Foi divulgada nesta sexta-feira (1º) a causa da morte do leão Kimba, um dos símbolos do Parque do Ingá, que faleceu no dia 18 de março. Conforme o laudo hispatológico, o animal desenvolveu uma pneumonia crônica aliada a um processo de degeneração do fígado, que comprometeu o funcionamento do órgão em função de uma grande quantidade de cistos que nele se encontrava. O exame foi realizado pelo Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Paranaense (Unipar).

“Kimba tinha 17 anos, já era um animal idoso. Ele estava doente há algum tempo. A sua morte ocorreu em função de uma somatória de fatores. Acredito que ele resistiu bastante, diante de tantas dificuldades que enfrentou”, ressalta o professor titular de medicina de animais selvagens da Unipar, José Ricardo Pachaly.

O felino também apresentava disfunções renais, tumores em outros órgãos e artrose na pata esquerda, que casou ferimentos em função do crescimento excessivo das garras de alguns dedos.



Conforme Pachaly,o corpo do animal ficou muito retaliado em função da necrópsia.A responsável pelo Laboratório de Patologia Veterinária,Carla Rocha Guedes, informou que os restos cadavéricos de Kimba foram retirados da universidade por uma empresa especializada em descartes biológicos.

Doente:

O leão Kimba morreu durante procedimentos veterinários de rotina, no Parque do Ingá. Os veterinários haviam escovados os dentes dele e aparado as garras, quando perceberam que Kimba respirava com dificuldades. Como a situação se agravou, e equipe foi mobilizada e mesmo com massagem e uso de medicamentos o leão teve uma parada cardiorrespiratória.

Kimba:

O leão Kimba foi doado ao Parque do Ingá em 1992 pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Com poucos meses de idade, chegou ao Parque do Ingá para substituir outro felino e fazer companhia à leoa Doti. Kimba era de uma família de leões de cativeiro e teve cinco filhotes com Doti, dois deles doados ao zoo do Beto Carreiro.

A leoa Doti está no Parque do Ingá em perfeito estado de saúde. Uma decisão do Ibama irá decidir qual o destino do animal. Ainda não há data prevista para a mudança.

fonte:odiario

Ativista dos direitos dos animais é presa ao ser flagrada agredindo cão

essa ai não é uma protetora e uma pessoa que falar que é,mais não ajuda a combater os maus-tratos e nem proteger os pobres animais,é uma pessoa covarde sem coração que não respeitar os animais.Tiago viana


Uma mulher que diz ser uma ativista dos direitos dos animais foi filmada (assista) espancando um cão em Ottumwa, no estado do Iowa (EUA). Noelle Stanbridge foi presa depois que um morador enviou o vídeo para as autoridades, segundo reportagem da emissora de TV "ABC 5".


veja as imagens:




Apesar das imagens mostrando as agressões, Noelle alegou que ama os animais, tendo, inclusive, salvado dezenas de vira-latas na região de Ottumwa.

Stanbridge foi presa depois que um morador enviou o vídeo para as autoridades.

nota:a justiça foi feita com essa pessoa cínica e sem caráter,que fez isso com um pobre cachorro que não fez nada com ela,bom trabalha da policia de Ottumwa.

fonte:abc5

Animais silvestres são apreendidos em operação no norte do estado

A Operação Arara Azul, realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente  (Ibama) entre os dias 24 e 29 de março, resultou na apreensão de cerca de 120 animais silvestres.

A ação aconteceu nos municípios de Canudos, Jeremoabo e Paulo Afonso e, segundo o Ibama e  também apreendidas moto serras, armas e espingardas, facas e facões. Alguns animais foram soltos na região e cerca de 50 pássaros permanecem no órgão.
Na cidade de Paulo Afonso, na região do Raso da Catarina, três caçadores foram presos e pagaram fiança de um salário mínimo para obter a liberação da polícia. Eles devem responder criminalmente por caçar em área proibida.
fonte:correio

Animais vivos são vendidos como chaveiros na China

veja agora mais uma crueldade humana,faz com os pobres animais que não tem culpa de nada,mesmo eles fazem isso com os animais.Tiago viana


Matéria do jornal chinês Global Times publicada nesta quinta-feira relata um comércio, no mínimo, bizarro: ambulantes chineses estão vendendo chaveiros com animais vivos, selados em uma bolsa de plástico pequena, onde sobrevivem por curto tempo. Segundo a matéria, os chaveiros são muito populares e, pior de tudo, totalmente legais. Os "mimos" estão sendo vendidos em estações de metrô e nas calçadas.


A matéria diz que os potenciais compradores podem escolher entre uma tartaruga brasileira ou dois peixes pequenos, lacrados em uma embalagem hermética, com um pouco de água colorida. Um dos compradores que optou pela tartaruga chegou a dizer que ia colocar o chaveiro em seu escritório porque daria boa sorte. Mas alguns transeuntes mais conscientes se revoltaram com a situação, como uma mulher que, compadecida, comprou um chaveiro para libertar os animais.


Segundo o jornal, o país discute uma legislação proibindo a venda de seres vivos como objetos de diversão. Enquanto isso não acontece, a sugestão é que as pessoas usem seu bom senso para não deixar o comércio prosperar. "Se ninguém compra, o mercado vai morrer", afirmou ao Global Times o diretor da ONG Capital Animal Welfare Association, Qin Xiaona.

fonte:Estadão

Casal de pandas terá de sair do Japão por conta do desastre natural

AFP

A vida de Xiannu e Bill, um casal de pandas-gigantes chineses que se mudaram para o Japão no mês passado, está prestes a mudar novamente.

Os animais, que custariam ao governo japonês mais de R$ 1,5 milhão a cada ano passado na ilha nipônica, terão de voltar para a China.

A causa do retorno dos animais, que vivem no Zoo Ueno de Tóquio desde que foram emprestados pelos chineses aos seus vizinhos, são as graves consequências do terremoto e do tsunami que assolaram o Japão no último dia 11.

Mas, para dar aos japoneses um gostinho do que seria ter a companhia dos simpáticos pandas-gigantes, os administradores do parque de Tóquio resolveram apressar a estreia dos bichões para o público.

Assim, nesta sexta (1º), Xiannu e Bill foram apresentados na capital japonesa.

A dupla fez bastante sucesso. Já a fêmea Xiannu mostrou que tem um apetite daqueles: ela não largou o bambu, alimento favorito dos animais de sua espécie, mesmo com tanta plateia.

fonte:r7.com

Oito mil animais silvestres morrem atropelados por ano no Pantanal

Ambientalistas estão com um problema no Pantanal sul-matogrossense. O tráfego pesado nas estradas virou uma ameaça aos animais. O número de atropelamentos de animais silvestres chegou a oito mil só no ano passado.

A cena é comum nas estradas que cortam o Pantanal. Animais silvestres atravessam as pistas, na terra ou no asfalto. A cobra cascavel vai bem devagar. Nem sempre dá tempo de frear.

Ao longo da BR-262, várias espécies de bichos atropelados. A rodovia dá acesso a cidades pantaneiras e também é rota de exportação para a Bolívia, por isso tantos caminhões e carretas. Uma ameaça à fauna da região.

“Na época de enchente, eles estão fugindo da cheia, mudando de um local para outro, ou usando a estrada como refúgio temporário, para não ficar o tempo todo dentro da água. Na época de seca, quando começam a secar as lagoas, eles tentam buscar outros locais com água e alimentos, então cruzam a estrada com uma frequencia maior”, explica Walfrido Tomáz, especialista em fauna da Embrapa.

Os números divulgados pelo Ibama assustam: oito mil animais silvestres morrem atropelados todos os anos nas estradas de Mato Grosso do Sul.

Pelo menos 300 quilômetros da rodovia cortam o Pantanal. A maior parte dos atropelamentos de animais silvestres acontece das seis horas da tarde às oito da noite. Segundo a Polícia Rodoviária Federal é um período em que a visibilidade na estrada fica reduzida e é mais difícil perceber a presença de um animal na pista.

Para desviar dos animais, os motoristas fazem manobras arriscadas e elas já representam a segunda maior causa de acidentes nas rodovias do estado.

Nesta época do ano, em que o Pantanal vive uma das maiores cheias da história, quem viaja pela rodovia não pode ter pressa. Por lá também passam as comitivas que retiram o gado dos pastos alagados e levam os rebanhos para regiões mais altas.

A Polícia Rodoviária Federal informou que há sinalização nas estradas para alertar sobre o risco de acidentes com animais. O Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, assinaram um acordo para tomar uma série de providências, como a instalação de uma cerca pra impedir o acesso dos animais à pista. Só que até agora nada foi feito.

fonte:g1.com

Após quase cinco horas, cadela presa em tubulação no Arroio Dilúvio desaparece

Passadas quase cinco horas de tentativa de resgate, não teve um final feliz o drama da cadela presa na tubulação do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. Apesar dos esforços dos bombeiros, o animal não pôde ser resgatado e desapareceu nos canos, levada pela água.

Com o auxílio de técnicos do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que abriram uma caixa de inspeção, os bombeiros conseguiram descer na tubulação e avistar o animal. Porém, o local era de difícil acesso e não foi possível resgatar a cadela.

O coronel Humberto Teixeira, comandante do 1º Comando Regional dos Bombeiros afirmou que vai averiguar porque o chamado não foi atendido na quarta-feira, quando as amigas Cristine Vidaletti, 33 anos, e Juliane Araújo, 35 anos, avistaram os animais ilhados no canal. Desde então, elas tentaram mobilizar autoridades na tentativa de salvar os cães, sem sucesso.

Ligamos para vários lugares, os Bombeiros, a Polícia, o Batalhão Ambiental, e ninguém tinha disponibilidade de vir e salvar os cachorros — afirma Juliane.



Apesar da desistência dos bombeiros,Cristine ainda tem esperança de encontrá-la:

Vou ficar lá mais um tempo para ver se ela sai — afirmou.

Somente nesta manhã, a Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) foi acionada. Com o auxílio de cordas, integrantes da ONG retiraram dois dos cachorros de dentro do córrego. Mas não foi possível salvar a cadela, que foi arrastada pela água assim que a chuva fez o nível do arroio subir.

fonte:Zero Hora

PMA investigapossível ataque de onça a animais domésticos em Corumbá

PMA investigapossível ataque de onça a animais domésticos em Corumbá

Policiais Militares Ambientais de Corumbá (MS) foram acionados hojepela manhã, por uma moradora do Bairro Generoso, margem da baía do Tamengo, queinformava que nas proximidades de sua residência poderia haver uma onçaatacando as criações.

No local os policiais verificaram no quintal daresidência 08 animais domésticos mortos (caprinos). Todos os animais estavamcom perfurações de mordidas no pescoço ealguns estavam esquartejados com as vísceras abertas pelo animal predador queseria um felino, do qual não foi possível afirmar a espécie.


As criações estão em um cercado com tela de arame. O animalpossivelmente pulou uma parte baixa da cerca e atacou os animais domésticos.Foi realizada uma varredura no entorno da área da residência, a fim delocalizar o animal silvestre, porém nada foi encontrado.

Houve orientação aos residentes da localidade, a fim de tomaremcuidados e fazer contato com a Polícia Militar Ambiental, assim que se detectarqualquer movimento do possível animal.

fonte:portal ms

PMA autua mulher presa pela Polícia Federal com aves

Policiais Militares Ambientais de Naviraí (MS) foram acionados, ontem à tarde, pelo delegado da Polícia Federal daquela cidade, para tomar as providências administrativas relativas à apreensão executada pela Polícia federal de duas aves silvestres, durante a operação “Acamatanga”.

Os animais, 01 filhote de “arara-canindé” e 01 papagaio adulto foram apreendidos com uma mulher, residente em Ivinhema (MS), que mantinha as aves em cativeiro sem autorização ambiental.

A mulher foi autuada administrativamente e multada em R$ 1.000,00 pela manutenção das aves em cativeiro.Os animais serão encaminhados pela PMA ao Centro de Animais Silvestres em Campo Grande.

fonte:MS noticias

Operação da Polícia Ambiental de Rio Preto detem 14 pessoas com armas e animais silvestres

Quatorze pessoas foram presas na tarde de sexta-feira, na região, durante operação Lobo-guará da Polícia Ambiental de Rio Preto. Cerca de 50 policiais e 15 viaturas participaram da ação.

O grupo é acusado de praticar caça ilegal de animais silvestres. Na ação foram apreendidas 26 armas de fogo, entre as quais, espingardas, revólveres e pistolas, além de silenciadores e munições de calibres variados.

Em José Bonifácio, os policiais descobriram um sítio que era usado como ringue de briga de galos. No local foram encontrados 52 aves, sendo uma morta. A maioria dos galos está cego. Outros estão feridos.

Em Adolfo e Ubarana, os policiais apreenderam 135 quilos de carne de tatu, paca, capivara e sucuri. A carne apreendida foi descartada. Dos 14 envolvidos, 11 pagaram fiança e foram soltos. O valor não foi divulgado pela polícia. Além de responder por crime ambiental, os acusados vão ter de pagar uma multa. O valor total é de R$ 66,5 mil.

Segundo o tenente Alessandro Daleck da Polícia Ambiental, o objetivo maior da operação foi combater a caça de animais ameaçados de extinção. “A denúncia da população foi essencial para a realização do trabalho”.









fonte:redebomdia

Galinha choca donos ao ‘mudar de sexo’

Gertie / Bertie

Um casal do interior da Grã-Bretanha se surpreendeu ao descobrir que uma de suas galinhas havia parado de botar ovos, desenvolveu uma crista e começou a cantar como um galo.

Gertie era uma das duas galinhas mantidas pelo casal Jeanette e Jim Howard, de 79 e 76 anos, perto de Huntingdon, no condado de Cambridgeshire.

Segundo Jeanette, as galinhas haviam produzido menos ovos que o normal durante o inverno, mas Gertie então parou totalmente e desenvolveu características masculinas.

Segundo a veterinária Marion Ford, especialista em aves, mudanças aparentes de sexo em galinhas não são incomuns.

A situação seria verificada em uma a cada 10 mil aves do sexo feminino.

Segundo Ford, fungos encontrados na ração estocada para as galinhas podem ter o efeito de hormônios sintéticos.

Encorpada

Jeanette Howard disse ter começado a notar as mudanças na aparência de Gertie há poucos meses, quando ambas as aves estavam trocando de penas.

“Eu pensei que a Gertie tinha passado aquela fase muito bem. Ela ganhou muito mais penas e eu notei que ela também ficou mais encorpada. A Gertie parecia muito saudável”, afirmou.

Ela diz que a galinha então desenvolveu um papo característico dos galos e sua crista ficou bem maior do que era.

A galinha também começou a andar empertigada no entorno do galinheiro e pelo jardim, com uma atitude diferente.

“Então alguns dias depois a ouvi tentando cantar. Ela não conseguia fazer direito no início, mas progrediu bem e agora realmente canta muito bem”, disse a dona.

Jeanette diz não estar segura agora se Gertie realmente mudou de sexo. “Mas para todos os efeitos, ela agora é um galo”, afirmou ela, que rebatizou o animal de Bertie.

fonte:bbc brasil

Turbinas de vento 'são ameaça para morcego', diz estudo



O estudo, conduzido por uma equipe de pesquisadores americanos e sul-africanos, sugere que a diminuição da população de morcegos na América do Norte poderia gerar prejuízos agrícolas de mais de US$ 3,7 bilhões por ano, podendo atingir até US$ 53 bilhões anuais.

“Essas estimativas incluem a economia de aplicações de pesticida que não são necessárias para controlar os insetos hoje consumidos pelos morcegos. Entretanto, não incluem o impacto colateral dos pesticidas sobre os seres humanos, animais domésticos e selvagens e o meio-ambiente”, explicou um dos autores do estudo, Gary McCracken, da Universidade do Tennessee em Knoxville.

“Sem os morcegos, a produtividade das colheitas é afetada. As aplicações de pesticidas aumentam. As estimativas claramente mostram o imenso potencial dos morcegos de influenciar a economia da agricultura e das florestas.”

Perda de biodiversidade:

Os morcegos são predadores de insetos noturnos, entre os quais, espécies que destroem colheitas e florestas.

Segundo os pesquisadores, uma única colônia de cerca de 150 morcegos adultos no Estado americano de Indiana consumiu quase 1,3 milhão de insetos em um único ano.

Mas, desde 2006, mais de um milhão de morcegos já morreram em decorrência da chamada “síndrome do nariz branco”, causada por um fungo.

Mais recentemente, estudos têm alertado para a ameaça contra esses animais representada por turbinas de geração eólica, sobretudo durante o período de migração.

Embora alguns sejam afetados por golpes diretos desferidos pelas hélices das turbinas, a principal causa de morte é a queda repentina de pressão próxima dessas estruturas, que ocasiona hemorragias internas.

Os morcegos se orientam por uma espécie de sexto sentido que os guia pelo som dos ecos, a ecolocalização. Isso os permite detectar obstáculos e desviar deles, mas a mudança de pressão é imperceptível.

“São necessários esforços urgentes para educar o público e os formuladores de políticas públicas sobre a importância ecológica e econômica dos morcegos insetívoros e prover soluções práticas de conservação”, sustenta o artigo.

fonte:bbc brasil

Cadela surpreende e dá à luz 18 filhotes no interior de SP

Dos 18 filhotes, um morreu durante o parto. Foto: André Caperucci/Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (GADA)/Divulgação


Uma cadela pitbull chamada de Menina surpreendeu ao ganhar uma ninhada de 18 filhotes na quarta-feira, em Rio Claro, interior de São Paulo. Menina pode entrar no livro dos recordes como o animal de sua raça que teve a maior ninhada no mundo. Um dos cachorrinhos não resistiu.
"Não conheço registro de um pitbull com tantos filhotes. O comum seria uma gestação de dez ou 11 no máximo", afirmou a médica veterinária Roberta Escrivão de Campos, que trabalhou no parto dos cachorrinhos.

Segundo a veterinária, o maior número de gestação de filhotes de cães no Brasil aconteceu com uma cadela da raça fila brasileiro, que gerou 22 animais, dos quais apenas 10 sobreviveram.

'Não parava de sair cachorrinho'

Roberta disse que a quantidade de cachorrinhos de Menina assustou os colegas da clínica. Foram duas horas e meia de cirurgia, o dobro que o normal. O parto foi realizado por três veterinários, com o auxílio de cinco estagiários e até da secretaria do consultório. "Quando abrimos a barriga dela não parava de sair cachorrinho", afirmou.

Menina pesava 48 kg quando chegou para o atendimento, sendo 10 kg a mais que o normal. A cadela foi submetida a uma cesariana. Um dos filhotes morreu e é provável que outros também não consigam sobreviver.

Para tratar da ninhada o dono dos animais terá que complementar a alimentação com mamadeira. "Os cachorrinhos até que nasceram fortes, mas a cadela tem apenas dez tetas e vai faltar leite para todo mundo", disse a veterinária.

fonte:Terra

Reaparecem ursos pandas no Zoo de Tóquio

Imagen activa

Tóquio, 1 abr (Prensa Latina) O Zoo Ueno desta capital vive hoje uma jornada de alegria, após reabrir com a atração de dois ursos pandas como novos representantes de uma espécie ausentes do centro desde faz três anos.

A citada instalação fechou temporariamente depois do terremoto e tsunami do passado dia 11, que deixou mais de 28 mil mortos e desaparecidos.

O primeiro contato de Shin Shin (fêmea) e Ri Ri (macho) com o público estava previsto para o 22 de março, em um mês após sua chegada desde China, no entanto sua apresentação se adiou pelos motivos assinalados.

Pelo geral os animais mantêm-se separados mas como a primeira está mostrando signos de estar em fita-cola, poderiam ser unido com fins reprodutivos, em esse caso sua exposição se suspenderá, indicaram servidores públicos do Zoo.

Agregaram que as vítimas do terremoto terão acesso grátis ao centro até o 10 de abril.

Shin Shin e Ri Ri, ambos de cinco anos, enchem o vazio que deixou Ling Ling ao morrer em abril de 2008.

Naturais da China e populares em todo mundo, os pandas constituem um símbolo da conservação e da amizade.

De acordo com um programa de cooperação em longo prazo para sua reprodução, o governo do gigante asiático envia instâncias a outras nações por um período aproximado de 10 anos.

O convênio estabelece que os ursos desta espécie nascidos no estrangeiro são propriedade de China e devem ser entregues quando atingirem a maturidade sexual.

fonte:prensa latina

Recuperada cobra venenosa que fugiu do Zoo de Bronx

Cobra estava desaparecida desde a última sexta-feira. Foto: Reuters

A cobra egípcia que fugiu há uma semana do Jardim Zoológico de Bronx já foi capturada, noticia a imprensa americana. Segundo a My Fox New York, os funcionários do zoo encontraram-na num dos recantos mais escuros do reptilário por volta das 9.30 horas de ontem.

“Ela parece estar em boas condições”, disse o director do parque, Jim Breheny, em conferência de imprensa. “Temos a responsabilidade de assegurarmo-nos de que ela está em boa forma e zelar pelo seu bem-estar”.

O réptil, com cerca de meio metro de comprimento e altamente venenoso, fugiu de uma gaiola, onde estava em quarentena, há precisamente uma semana, diz o MSNBC News. O reptilário foi então encerrado ao público, por questões de segurança, e, embora os técnicos do zoo sempre tenham afirmado que ela deveria estar algures naquele local, a população da zona viveu dias de preocupação. Na mesma conferência de imprensa, o director do zoo explicou que a melhor arma na procura desta cobra adolescente foi “a paciência”.


Jim Breheny acrescentou que os técnicos do zoo criaram, junto ao reptilário, condições para que ela se sentisse confortável e fosse mais facilmente encontrada, através da criação de zonas mais sombrias, com pouco ruído e oferecendo-lhe madeira com o cheiro a ratos.

 Uma vez que ela está em boas condições, o reptilário deverá abrir ao público na próxima semana. O director do zoo referiu ainda que estão a pensar lançar um concurso para a baptizar, uma vez que o público está muito interessado nela.

Pouco depois do seu desaparecimento, alguém criou uma conta no Twitter onde a cobra “descrevia” aquilo que sentia durante os seus dias de liberdade. Uma conta que rapidamente atingiu os 200 mil seguidores.

fonte:os bichos

Bode faz sucesso ao andar apoiado apenas nas patas dianteiras

Um bode que nasceu sem as patas traseiras na China tornou-se uma celebridade local depois de aprender a andar nas patas dianteiras.

Lv Shanlu, o dono de Yang Yang, disse que o bode de três meses pode correr em volta do quintal várias vezes sem parar.

O chinês disse que duvidou que o animal fosse sobreviver quando nasceu com pequenos tocos ao invés de patas traseiras.

"Ele tentou se levantar, mas depois de muitas tentativas, não conseguiu e só ficou deitado no chão. Nós trabalhamos duro para cuidar dele. Minha mulher e eu nos revezávamos para carregá-lo até sua mãe para ser amamentado. Mas esperávamos que ele pudesse sobreviver, e ter muita força de vontade", disse Shanlu ao "Orange News".

"Foi muito comovente. Ele se levantava, mas caía no chão, e depois tentava novamente. Eu mal podia suportar assistir", disse Cao Yulan, a mulher de Lv.

Lv então resolveu ajudar Yang Yang ensinando o bode a andar nas patas dianteiras. Todo dia o chinês o ajudava a ficar em pé e fazia com que ele desse um volta no quintal. Em um mês, Yang Yang já fazia sozinho.

"Agora, ele anda com sua mãe todos os dias e ajuda a procurar comida. Eu tenho 61 anos de idade, mas nunca vi ouvi falar de tal coisa", diz Shanlu.

Reprodução/Orange News

fonte:uol noticias

csi animal:Knut morreu afogado após queda provocada por inchaço no cérebro, aponta exame

O urso polar Knut morreu afogado após cair em seu tanque no Zoológico de Berlim, no último dia 19, segundo o resultado da necrópsia no corpo do animal. A queda teria sido provocada por um inchaço em seu cérebro, disseram especialistas nesta sexta-feira (1º)

Segundo a patologista Claudia Szentiks, a necrópsia do urso de quatro anos mostro que ele sofre uma encefalite, uma irritação e inchaço do cérebro, que teria sido provocada por uma infecção.

Knut morreu no último dia 19 diante de visitantes do zoológico. Ele girou várias vezes antes de cair na água do tanque de sua jaula. Ursos polares vivem em média entre 15 e 20 anos em seu ambiente natural e até mais quando vivem em cativeiro.



Knut foi rejeitado por sua mãe ao nascer e foi cuidado pelo seu tratador. Nos quatro anos em que viveu, Knut foi um verdadeiro astro na Alemanha, onde estrelou capas de revistas e até mesmo um filme.

O urso polar pode ser empalhado e ser exibido no Museu de História Natural em Berlim, mas a proposta tem gerado protestos. Fãs do urso polar se mobilizaram contra o projeto e ameaçam realizar manifestações no próximo sábado.

"Knut não pode ser empalhado. Quando é que vocês vão entender a mensagem?", escreveu Michael S. no livro de condolências on-line do zoo de Berlim (www.zoo-berlin.de), cheio de mensagens do mesmo gênero.

Na internet e nas ruas, admiradores do animal recolhem assinaturas para protestar contra a empalhação e exposição de Knut no Museu de História Natural de Berlim.

Segundo uma pesquisa realizada com 2.400 pessoas e publicada no tabloide berlinense BZ, uma ampla maioria (73%) se opõe a ideia de ver o animal morto exposto em um museu.

Os fãs do urso acusam o zoológico, que já arrecadou milhões de euros graças à comercialização de pelúcias e outros produtos de Knut, de querer continuar se aproveitando da "galinha de ovos de ouro". Eles defendem a cremação do animal.

O responsável pelos ursos do zoo de Berlim, Heiner Kloes, deu menos esperanças aos fãs: o zoológico entregou o corpo de Knut ao museu de história natural, como sempre faz com todos os animais mortos com o objetivo de ajudar na pesquisa, afirmou à AFP.

"Se ele for incinerado ou enterrado em um caixão, ninguém vai tirar benefício disso. E ninguém vai obrigar as pessoas que querem continuar se lembrando dele da forma como era quando vivo a ir ao museu", acrescentou.

fonte:uol noticias

Rato ajuda deficiente física nos Estados Unidos

isso mostrar que ate os ratos podem ser domestico e respeitar as pessoas boas.



fonte:uol noticias

Apaixonada por animais retira mais de 100 cães e gatos da rua



Cães sujos, amedrontados, doentes e abandonados pelos próprios tutores. A situação tantas vezes vista pela dona de casa e apaixonada por cães Cilene de Sousa Ferreira, acabou a transformando em uma protetora de animais. Depois de muito sofrer pela causa ela acabou se tornando proprietária de um abrigo de cães e gatos, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, Alagoas.

A residência, situada na Rua da Graúna, número 500, virou referência no bairro pela dedicação de Cilene aos 95 cães e 60 gatos que acolheu ao longo dos anos.



Cercada por cães de diversas raças, Cilene conta que as despesas com os animais são pagas apenas com doações e a ajuda do amigo Germínio José dos Santos, também apaixonado por animais assim como ela.

“Só em um almoço gastamos 25 quilos de ração. Quando encontramos um animal maltratado na rua, não conseguimos nos conter e vamos buscá-lo. Aqui, damos banho, colocamos remédios e até levamos a um veterinário amigo nosso. E tudo isso fazemos com o orçamento apertado e através das doações”, afirmou Cilene.

Para Germínio José, o trabalho feito pelos dois no abrigo é uma questão de saúde pública. “Além de todo o amor que temos por eles, o fato de tirá-los das ruas é uma questão de saúde pública, pois como vivem comendo lixo e revirando no esgoto na rua, podem levar doenças a população. E isso não é visto pelo poder público”, disse.



Cada cão ou gato que chega a casa de dona Cilene é castrado e ganha logo o nome, muitas vezes, relacionado com a situação em que foi encontrado ou com suas características. Entre eles estão, o Ureia, a Morena e o Hercules.

Todos carregam uma história de vida sofrida ou de maus-tratos. No entanto, em um terreno amplo e arejado as marcas do passado parecem ser amenizadas com o carinho e amor recebidos no novo lar.

É o caso de Morena, uma rottweiler, que antes de chegar ao abrigo seria sacrificada pelo antigo tutor. “Ele queria se desfazer dela. E disse que se não encontrasse lugar para deixar, iria matá-la. Nós nos compadecemos e ficamos com Morena. Apesar do tamanho, ela é muito carinhosa, doce e amorosa também. Tenho muito amor por cada um deles e não consigo ver um animal abandonado na rua. Não consigo colocar a cabeça no travesseiro enquanto não acolhê-lo”, contou.

Outro cão que passou por alguns problemas nas ruas foi o Ureia. O cachorro, um vira-lata, vivia nas ruas do Centro quando foi acolhido por Cilene. “Ele estava todo ferido, sem pelos e com uma das orelhas cheia de bichos. Então o pegamos, cuidamos e hoje, está saudável. Vem da situação dele, o nome “Ureia”, disse.

As pessoas que desejam adotar um animal ou ajudar dona Cilene com doações devem entrar em contato através dos telefones: (82) 8803-5143/ (82) 9926-3714.

“Não deixamos ninguém levar o cão ou o gato sem ao menos saber a procedência da pessoa. Se o cão não se adaptar recebemos de volta. Não queremos que seja posto na rua novamente”, concluiu.

Assista ao vídeo da reportagem:



Fonte: Alagoas 24 horas

Águia que foi atingida por um disparo será devolvida à natureza



Uma águia calçada foi libertada esta sexta-feira (1) pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) na Ria Formosa, em Olhão, Portugal, onde esteve cinco meses se recuperando de um disparo que lhe deixou a asa partida.

Numa ação promovida com escolas de várias zonas do Algarve para proceder à libertação da ave, Fábia Azevedo, coordenadora do RIAS, contou à Lusa que a águia chegou ao centro em outubro, depois de ter sido encontrada ferida por um popular que a levou para ser tratada.

“No primeiro diagnóstico, com raio-x, foi detectada a presença de chumbos e concluímos que devido a um disparo tinha uma asa partida, um osso fracturado”, explicou a bióloga.

Depois, iniciou-se o processo de recuperação, com o animal a passar para um local maior para se poder exercitar e posteriormente colocada numa jaula de grandes dimensões ao ar livre onde são simuladas as condições ambientais normais do seu habitat para que recomece a voar e a se alimentar.

“Infelizmente, ainda se verificam casos de pessoas que disparam contra animais selvagens, contra estas aves de rapina. É ilegal, não se pode abater estes animais, mas não acontece só com as aves de rapina. Ainda esta semana recebemos uma cegonha e não se percebe isso”, lamentou Fábia Azevedo.

Fonte: TVi 24