Especialistas em conservação da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) conseguiram recentemente uma rara gravação do leopardo nebuloso Sundaland da Sumatra enquanto trabalhavam na ilha. O leopardo foi filmado com uma câmera escondida no Parque Nacional Berbak como parte de um esforço de conservação dos animaise da floresta.

"Esta gravaçãoé mais uma prova da rica fauna encontrada no Parque Nacional Berbak e é mais uma razão pela qual é imprescindível que um plano de conservação seja colocado em prática para a proteção dessas florestas", afirmou a bióloga Sarah Christie, da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

A espécie filmada foi batizada de "felino mais novo do mundo", porque os pesquisadores só perceberam em 2007 que o leopardo nebuloso Sundaland era diferente das outras espécies asiáticas de leopardos nebulosos.

O felino é tão evasivo que pouco se sabe sobre seus hábitos, embora ele pareça se comportar como uma pantera, descansando em árvores e utilizando sua longa cauda para se equilibrar.

No início deste ano, foi confirmado que há na verdade duas subespécies distintas de leopardos nebulosos Sundaland: aqueles que vivem em Bornéu e aqueles que vivem na Sumatra. A criatura é muito mais comum em Bornéu do que na Sumatra, onde existem apenas de 3 mil a 7 mil exemplares, segundo a ZSL.

fonte:revista galileu