A psicóloga Lilian Lerner faz compras na Tok & Stok do shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo. Está tranquila porque não corre o risco de sua Lola, uma akita de seis meses de idade, derrubar tudo na loja.



Lola a espera dentro de um box higienizado, com a temperatura controlada, água fresca e ao som de uma suave música. Ela também está dentro no shopping, mas num local especial, o recém-inaugurado Dog's Parking.

O "estacionamento" para cães e gatos é uma criação do engenheiro Antonio Carlos Deodato, 77, dono da Dog's Family --uma "boutique especializada em animais".

Deodato decidiu ampliar a opção aos "cachorreiros" no shopping após dispensar uma infinidade de clientes. O shopping permite o acesso de animais, mas eles são proibidos na praça de alimentação ou no cinema.

No shopping Higienópolis, cães e gatos podem ficar em "pit stop" de animais enquanto donos fazem compras

O pet shop não tinha local para abrigá-los, a não ser durante os tratamentos normalmente oferecidos.

A placa instalada do lado de fora da loja deixa claro sua proposta: "Quer ir ao cinema? Quer ir à praça de alimentação? Quer ir fazer compras? Deixe seu cãozinho sob nossos cuidados".

A comodidade custa uma "bandeirada" de R$ 8, mais R$ 2 por hora adicional. Não tem, porém, preço de diária. "Geralmente o pessoal fica duas, três horas, que é tempo do almoço ou da sessão de cinema", explica Deodato.

De acordo com o shopping, é o "primeiro 'estacionamento' para cães do país".

BOXES:

São 13 boxes com diferentes tamanhos que recebem até animais de grande porte. Dois deles são destinados exclusivamente para os gatos.

Os boxes são forrados com tapetes higiênicos (como se fossem fraldas de bebês) que são trocados quando os animais deixam o local ou fazem ali as suas necessidades.

Nos próximos dias, o monitoramento online dos animais também poderá ser feito pelos smartphones e tablets. "É o 'ovo de Colombo'. Logo, todos os outros [pet shops] também vão colocar", afirma o engenheiro.

O serviço funciona das 9h às 22h. Se o animal precisar ficar ali por muito tempo, os funcionários se responsabilizam pela alimentação dos bichinhos --e bichanos.

A ração, no entanto, seja ela de qual tipo for, deve ser levada pelos donos dos animais --uma forma de não desagradar ao "público-alvo" do "estacionamento".

fonte:folha.com