Cerca de 200 animais já foram adotados com ajuda da internet. Hoje, 135 gatos e 115 cães – entre filhotes, adolescentes e adultos –, esperam por um novo lar.

Quase 200 cães e gatos abandonados saíram das ruas, ou deixaram de ser recolhidos pela carrocinha em Manaus (AM) nos últimos seis meses. Isso graças a um trabalho voluntário, realizado por meio das redes sociais na internet.
O perfil “Adoção Gato Cachorro Manaus” no Facebook já possui 5 mil seguidores e foi criado pelo jovem Victor Hugo. A ideia deu certo e virou referência para quem busca por um animal ou por quem precisa encontrar um novo lar para os animais.
“Primeiro criei o perfil no Orkut, que já obteve bons resultados e depois criei o perfil no Facebook, onde o sucesso foi total. Com poucos meses de uso o perfil já está lotado, 5.000 pessoas, mas é aberto mesmo para não membros, liberado total para ampliar a divulgação dos animais. Tive q criar uma página atrelada ao perfil para todos novos membros que quiserem fazer parte, basta curtir a página”, revela.
De acordo com Victor, ele conta com a ajuda de dezenas de pessoas diariamente. Até hoje quase 200 animais já foram adotados, 135 gatos e 115 cães, entre filhotes, adolescentes e adultos esperam por adoção.
“Os animais, que são o motivo de o perfil existir, são resgatados diariamente por inúmeras pessoas conhecidas como ‘resgateiros’ e ‘resgateiras’, na maioria pertencentes a grupos de defesa de animais. Todos possuem profissões diferentes, há advogado, professora, engenheiro, autônoma, administradoras, universitárias, servidores municipais e estaduais, biólogos e desempregados também”, disse.
Custos
Os animais disponibilizados recebem tratamento veterinário. Os custos são arcados pelos próprios voluntários, por isso as doações são bem vindas.
Ração, comedouros, coleiras, vermífugos e medicamentos para pós-castração estão entre as principais necessidades.
Boas lembranças
Cada animal resgatado possui uma história, que muitas vezes é comovente. Victor Hugo lembra de uma em especial.
iga entre o cachorro e a gatinha. Mas valeu a pena, depois de dois dias de divulgação no perfil ele foi adotada por uma família bastante rica de bens e de amor e hoje vive em uma mansão em um dos melhores condomínios de Manaus. Sempre me lembro dessa história para lembrar que um pequena ação de minha parte mudou todo na vida daquela linda gatinha, não tem sensação melhor que essa”, lembra.

“ Posso contar a história de uma gatinha filhote que sofreu uma reviravolta na vida. Ao passar por uma avenida, com um cachorro resgatado no carro, já atrasado para o trabalho e cheio de dívidas, avistei essa gatinha prestes a ser atropelada em uma grande avenida. 
Passei por ela e disse: ‘você não pode parar e ajudar essa’. Mas, sabia que ela seria atropelada em minutos, não consegui e voltei. Tive que dirigir tentando evitar a br
Fonte: A Crítica