Funcionários da Cermoful, de Morro da Fumaça, em SC, iniciaram nesta semana a remoção dos ninhos do pássaro João de Barro, localizados em postes da rede elétrica. Em torno de 196 a 400 unidades deverão ser retiradas. Os pássaros, ao se instalarem nos postes da rede elétrica, correm risco de morte.

A equipe do Sistema de Gestão Ambiental da Cermoful está orientando e fiscalizando o trabalho de retirada dos ninhos, feito pelos funcionários da cooperativa. O período ideal para a retirada dos ninhos é entre os meses de junho a agosto, período no qual não há ovos, nem filhotes. “Temos autorização do Ibama para realizar o trabalho com validade até o dia 31 de agosto”, informa a engenheira ambiental Flávia Espíndula Bittencourt.

Antes de remover os ninhos, os funcionários são instruídos a observar se não há presença do pássaro. “A retirada só é autorizada no caso de não haver indícios de utilização dos ninhos, ou que estejam danificados estruturalmente”, fala Flávia.

No entanto, os ninhos em fase de construção será autorizada apenas a retirada dos que não atingiram 50% da estrutura total.

Já os ninhos que encontrarem a uma distância (mínimo de 15cm) que garanta a integridade, tanto do ninho quanto da rede, não devem ser manuseados, apenas nos casos em que esteja danificado ou abandonado.

fonte:Portal A Tribuna