Não bastasse a quantidade de esportes e práticas que usam animais como corridas de cães e de cavalos, rodeios,brigas de galos e as horríveis touradas,uma nova moda começa a se espalhar a partir dos países escandinavos.É uma espécie de olimpíada para coelhos. Uma prática que consiste em fazer o coelho correr superando vários obstáculos mais ou menos como no hipismo.Claro que para um animal tão tímido e independente como o coelho isso não é nada fácil.Apesar de que seus adeptos juram que não há maus tratos aos coelhos, a verdade parece ser muito diferente.

Em primeiro lugar é sempre bom lembrar que coelho não é animal doméstico. É criado em casa ou outros lugares muito contra sua vontade, ou seja, num regime de escravidão. É um animal silvestre cujo habitat são as florestas e a liberdade. Só diante dessas características básicas já se tem uma noção de que participar de torneios e estar diante de uma platéia não é coisa para coelho.
















Em primeiro lugar é sempre bom lembrar que coelho não é animal doméstico. É criado em casa ou outros lugares muito contra sua vontade, ou seja, num regime de escravidão. É um animal silvestre cujo habitat são as florestas e a liberdade. Só diante dessas características básicas já se tem uma noção de que participar de torneios e estar diante de uma platéia não é coisa para coelho.

Este esporte, que tende agora a se espalhar por vários países, surgiu na Suécia na década de 1980. Inicialmente quase como uma brincadeira e muito praticado pelas crianças. A motivação principal começou a partir de um programa de televisão britânico chamado That´s Life, no qual crianças apresentavam seus  coelhos que haviam sido ensinados a pular cercas numa versão miniatura dos saltos com cavalos. Essa idéia acabou chegando às crianças suecas que a desenvolveram muito bem com seus animais de estimação.Claro que depois desse início em forma de brincadeiras, os adultos começaram a se interessar. Cada vez mais adultos começaram a praticar essa espécie de brincadeira até que finalmente surgiram clubes para essa modalidade e várias regras foram estabelecidas para o esporte.

O primeiro Campeonato Sueco de saltos de coelhos ocorreu em 1987 com a participação de sessenta concorrentes. Já no ano seguinte o número de participantes havia dobrado e hoje há dois mil coelhos atletas espalhados pelos vários clubes com cerca de cinqüenta categorias para sua prática. Com tanta movimentação, o esporte logo ganhou também os países vizinhos como Noruega e Dinamarca. Recentemente está chegando até a Alemanha.

Modalidades

O Campeonato Dinamarquês de Coelhos de 2010 foi realizado no início do mês atraindo grande número de concorrentes e espectadores. É dividido em quatro modalidades:

O Straight Elite: Os coelhos concorrentes devem pular uma série de obstáculos em linha reta. Os pontos são aumentados se o coelho não hesitar na hora do salto.

A Crooked Elite: Os obstáculos são colocados num espaçamento padrão e mais pontos ganham aqueles que receberem menos instruções de seus donos.


Salto em Altura e Salto em distância: É igual que em outros esportes. Tanto a altura quanto a distância vão aumentando. O vencedor é aquele que conseguir superar o obstáculo mais alto e também à distância.



Segundo os organizadores, por enquanto não é um esporte lucrativo. Tudo é feito pela gloria da vitória. É claro que todo esporte nasce exatamente dessa forma e depois tudo é transformado em dinheiro.

Apesar de que seus adeptos juram que não há crueldade na prática do esporte,É difícil saber o que se passa por baixo dos panos, ou seja,durante o treinamento,Um animal tão independente e rebelde como coelho não é de fazer a vontade do dono de maneira espontânea.

Além do mais, se nota as caras tristes e assustadas desses animais durante as competições.Outro fator é que estão sempre amarrados a desconfortáveis coleiras e recebendo ordens das quais eles nada entendem.O estresse pelo qual passam esses animais durante as competições,como a retirada de suas casas,as viagens e vários outros incômodos também devem serlevados em consideração.

Em resumo, brincadeira de pessoas com animais, só é boa para as pessoas, para os animais é no mínimo um tormento. Assim, é uma lástima que milhares de pessoas em todo o mundo lutem tão desesperadamente para a extinção de práticas de maus tratos aos animais, enquanto outros que pelo visto não tem nada para fazer na vida, inventam outras, dessa vez contra os pacíficos e indefesos coelhos.

fonte:jornal defesa dos animais