001.jpg


O Bernese surgiu de cruzamentos entre cães guardiães e cães de trabalho nativos. 
É uma raça que desfruta de muita popularidade fora de seu país de origem.
Foi introduzido na Suíça pelas legiões romanas durante o primeiro século antes de Cristo.



Características: As regiões montanhosas da Suíça exigem um cão rústico, e o Bernese Mountain Dog possui esse aspecto.
Suas cores são preta, fogo e com manchas brancas. A pelagem é meio comprida com pêlos ligeiramente ondulados que o protegem dos ventos gelados e da neve.
O crânio é plano e o focinho forte e reto. Os olhos, castanhos escuros e amendoados lhe dão uma expressão de lealdade.
O corpo é compacto e o peito é amplo. Sua altura varia entre 59 cm e 70 cm e seu peso fica entre 40 kg e 44 kg.
Este cão também é conhecido como Boiadeiro Montanhês de Berna.




A pelagem do Bernese Mountain tem aparência áspera, mas a sua textura é suave. A pelagem interior é bastante densa, e é bastante resistente ao tempo e a poeira. Uma ou duas boas escovações semanais são suficientes para mantê-la em boa forma, exceto quando houver troca de pelos: neste período são aconselhadas escovações diárias durante toda a muda. Os Boiadeiros de Berna tem uma muda anual a queda de pelos nesse período é esperada.




Os boiaderos de Berna são cães de exterior, mesmo sendo bem comportados quando dentro de casa.
Necessitam de exercício e atividade, mas não têm grande resistência.
Podem se mover com grande velocidade, apesar de seu tamanho, quando motivados. Se não tiverem problemas nas juntas, apreciam as caminhadas e caminham geralmente juntos de seus donos.
O seu temperamento é um ponto forte da raça. São afetuosos, leais, obedientes, estáveis e inteligentes. A maioria dos Boiadeiros de Berna convive bem com outros animais de estimação como gatos, cavalos, etc. São muito bons para adestramento caso os seus donos sejam pacientes e e mantenham um treinamento consistente; eles necessitam de algum tempo para interpretar o treinamento. Não respondem bem a tratamento violento, mas estão sempre ansiosos para agradar em troca de reconhecimento e de prendas. A raça é de temperamento estável, paciente e carinhosa.
São também cães carentes de atenção e amor, muito amorosos. Adoram se recostar nas pessoas ou sentar aos seus pés.
Seu temperamento calmo faz deles cães ideais para puxar pequenas cargas, tarefa para qual eram originalmente usados na Suíça. Com o treinamento adequado eles adoram puxar crianças em carrinhos e participar de paradas. Alguns clubes de Boiadeiros de Berna nos Estados Unidos oferecem workshops deste tipo de tarefa para os cães.