Hoje,vamos tratar na prática de um problema que atinge muitos donos de cães:a dominância do cachorro na casa.

Se o seu cachorro corresponde ao tipo,digamos um pouco folgado descrito no artigo anterior,você pode mudar esse quadro tomando algumas atitudes que vão transformar,através de uma mudança de hábitos e atitudes,a posição do seu cachorro na hierarquia da casa,sem prejudicar em nada e,ao contrário,estimulando 
a relação de amizade entre vocês dois.

Para começar, tenha em mente que você é o chefe da casa e o líder da matilha; então, é você quem toma as decisões e iniciativas. E veja essas dicas:
  1. Você é o cachorro-alfa da matilha e, por isso,você é o primeiro em tudo.Você tem o melhor lugar para dormir,a melhor comida e faz tudo primeiro:você entra e sai primeiro da casa,do carro e dos cômodos.O cão só come depois, entra depois de você,etc.
  1. Você lhe dá comida quando você acha melhor e,por isso é importante demostrar que você está no controle.Faça-o esperar sentado uns instantes antes de lhe servir,e mesmo antes de deixá-lo sair com a coleira ou entrar no carro. Isso reforçará o seu papel de chefe.
  1. Limite as liberdades físicas do seu cão em casa. Proíba e bloqueie com uma grade a entrada de um certo cômodo  o seu quarto, por exemplo. Nada de subir nos móveis, no sofá ou na cama.
  1. Controle as brincadeiras e deixe claro que,se ele tenta chamar a sua atenção para brincar(latindo, por exemplo) você não brinca. quando você perceber que ele chama a sua atenção para brincar,espere um momento antes de começar para que ele saiba que vocês brincam quando você achar melhor,e não ele.
  1. Não repita um comando já dado.O seu cachorro deve aprender a respeitar o primeiro chamado,e não o segundo ou o terceiro.
E, finalmente a maneira mais eficaz de evitar a dominância do seu cachorro e estimular a obediência aos seus comandos é manter uma rotina de exercícios.Os cães adoram exercícios, porque correr, pular,pegar coisas com a boca, fazer o que você pede, tudo isso são jogos e desafios na cabeça dele.

O tempo ideal para que um cão aprenda a se comportar e a responder ao que você pede mantendo a concentração é de 15 minutos por dia. Ele vai gastar a energia acumulada, se divertindo e estreitando os laços entre vocês dois. Além disso, ele vai ter vontade te obedecer porque vai querer brincar mais e mais. 15 minutos por dia é tudo o que vocês precisam.