O urso Knut, que se tornou praticamente uma celebridade com direito a sair em capas de revistas e emprestar sua imagem a brinquedos e diversos produtos, morreu devido a uma doença cerebral, indica a autópsia realizada no animal, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

O Guardian também informa que os resultados da autópsia ainda são preliminares, mas que, até o momento, foram encontradas mudanças “significativas” no cérebro do animal e nenhum dano em outros órgãos.

Knut morreu no último sábado (19) no Zoológico de Berlim aos quatro anos, enquanto a expectativa de vida de um animal da espécie em cativeiro fica entre 15 e 20 anos. Ele apareceu boiando na piscina diante de cerca de 600 pessoas.

O urso, o primeiro da espécie a nascer em décadas na instituição, ganhou fama ao ser rejeitado por sua mãe, Tosca, em 2006. Ele foi praticamente “adotado” pelo tratador Thomas Dörflein e a amizade entre o animal e o homem foi registrada por fotógrafos do mundo todo.

O caminho de Knut para a vida adulta parecia ser um pouco mais complicado. Apesar dos mimos de aniversário e da popularidade, o urso tinha alegadamente problemas de sociabilidade com outros de sua espécie.

O tratador também teve um fim trágico. Dörflein morreu em 2008 devido a um ataque cardíaco.

fonte:r7