A frase Big Five game ou simplesmente Big Five se refere aos cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem. 
A expressão é ainda usada nos safáris de observação, pelos guias locais, quando se referem à fauna selvagem da região da savana.
O grupo consiste do leão, do elefante africano, do búfalo-africano, do leopardo e do rinoceronte.
O nome de big five foi escolhido pela dificuldade de serem caçados e não pelo tamanho,por este motivo o leopardo encontra-se na lista e o hipopótamo não.
Os big five estão entre os mamíferos selvagens mais perigosos:
  • O leão (Panthera leo) é um grande carnívoro felino da África e nordeste da Índia, possuindo um pelo curto, cauda e o leão macho possui uma juba característica ao redor do pescoço e ombros.

  • O elefante africano é um grande herbívoro possuindo uma pele grossa e quase sem pelos, uma tromba longa e flexível, corpo característico com o tronco forte e pesado, dois incisivos superiores longos e curvos de marfim, orelhas grandes de abano. Existem duas espécies distintas de elefantes: elefante africano da floresta (Loxodonta cyclotis) e o elefante africano da savana (Loxodonta africana).

  • O búfalo-africano ou búfalo-do-cabo (Syncerus caffer) é um grande bovino ruminante. É considerado o mais perigoso dos Big Five pelos relatos de ataques e mortes de caçadores.

  • O leopardo (Panthera pardus) é um carnívoro felino que possui tipicamente pelo dourado-alaranjado marcado por rosetas negras. O leopardo é talvez o animal mais difícil de ser caçado, pelo seu comportamento e hábitos noturnos de alimentação.

  • O rinoceronte (Diceros bicornis) é um grande mamífero herbívoro de pele grossa e encouraçada, podendo possuir 1 ou 2 chifres na frente da cabeça.

curiosidade:

Na emissão de rands (moeda da África do Sul) em 1990, os Big Five foram representados nas notas de 5, 10, 20, 50 e 100 rands.