Dos 18 filhotes, um morreu durante o parto. Foto: André Caperucci/Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (GADA)/Divulgação


Uma cadela pitbull chamada de Menina surpreendeu ao ganhar uma ninhada de 18 filhotes na quarta-feira, em Rio Claro, interior de São Paulo. Menina pode entrar no livro dos recordes como o animal de sua raça que teve a maior ninhada no mundo. Um dos cachorrinhos não resistiu.
"Não conheço registro de um pitbull com tantos filhotes. O comum seria uma gestação de dez ou 11 no máximo", afirmou a médica veterinária Roberta Escrivão de Campos, que trabalhou no parto dos cachorrinhos.

Segundo a veterinária, o maior número de gestação de filhotes de cães no Brasil aconteceu com uma cadela da raça fila brasileiro, que gerou 22 animais, dos quais apenas 10 sobreviveram.

'Não parava de sair cachorrinho'

Roberta disse que a quantidade de cachorrinhos de Menina assustou os colegas da clínica. Foram duas horas e meia de cirurgia, o dobro que o normal. O parto foi realizado por três veterinários, com o auxílio de cinco estagiários e até da secretaria do consultório. "Quando abrimos a barriga dela não parava de sair cachorrinho", afirmou.

Menina pesava 48 kg quando chegou para o atendimento, sendo 10 kg a mais que o normal. A cadela foi submetida a uma cesariana. Um dos filhotes morreu e é provável que outros também não consigam sobreviver.

Para tratar da ninhada o dono dos animais terá que complementar a alimentação com mamadeira. "Os cachorrinhos até que nasceram fortes, mas a cadela tem apenas dez tetas e vai faltar leite para todo mundo", disse a veterinária.

fonte:Terra