Imagen activa

Tóquio, 1 abr (Prensa Latina) O Zoo Ueno desta capital vive hoje uma jornada de alegria, após reabrir com a atração de dois ursos pandas como novos representantes de uma espécie ausentes do centro desde faz três anos.

A citada instalação fechou temporariamente depois do terremoto e tsunami do passado dia 11, que deixou mais de 28 mil mortos e desaparecidos.

O primeiro contato de Shin Shin (fêmea) e Ri Ri (macho) com o público estava previsto para o 22 de março, em um mês após sua chegada desde China, no entanto sua apresentação se adiou pelos motivos assinalados.

Pelo geral os animais mantêm-se separados mas como a primeira está mostrando signos de estar em fita-cola, poderiam ser unido com fins reprodutivos, em esse caso sua exposição se suspenderá, indicaram servidores públicos do Zoo.

Agregaram que as vítimas do terremoto terão acesso grátis ao centro até o 10 de abril.

Shin Shin e Ri Ri, ambos de cinco anos, enchem o vazio que deixou Ling Ling ao morrer em abril de 2008.

Naturais da China e populares em todo mundo, os pandas constituem um símbolo da conservação e da amizade.

De acordo com um programa de cooperação em longo prazo para sua reprodução, o governo do gigante asiático envia instâncias a outras nações por um período aproximado de 10 anos.

O convênio estabelece que os ursos desta espécie nascidos no estrangeiro são propriedade de China e devem ser entregues quando atingirem a maturidade sexual.

fonte:prensa latina