Foi divulgada nesta sexta-feira (1º) a causa da morte do leão Kimba, um dos símbolos do Parque do Ingá, que faleceu no dia 18 de março. Conforme o laudo hispatológico, o animal desenvolveu uma pneumonia crônica aliada a um processo de degeneração do fígado, que comprometeu o funcionamento do órgão em função de uma grande quantidade de cistos que nele se encontrava. O exame foi realizado pelo Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Paranaense (Unipar).

“Kimba tinha 17 anos, já era um animal idoso. Ele estava doente há algum tempo. A sua morte ocorreu em função de uma somatória de fatores. Acredito que ele resistiu bastante, diante de tantas dificuldades que enfrentou”, ressalta o professor titular de medicina de animais selvagens da Unipar, José Ricardo Pachaly.

O felino também apresentava disfunções renais, tumores em outros órgãos e artrose na pata esquerda, que casou ferimentos em função do crescimento excessivo das garras de alguns dedos.



Conforme Pachaly,o corpo do animal ficou muito retaliado em função da necrópsia.A responsável pelo Laboratório de Patologia Veterinária,Carla Rocha Guedes, informou que os restos cadavéricos de Kimba foram retirados da universidade por uma empresa especializada em descartes biológicos.

Doente:

O leão Kimba morreu durante procedimentos veterinários de rotina, no Parque do Ingá. Os veterinários haviam escovados os dentes dele e aparado as garras, quando perceberam que Kimba respirava com dificuldades. Como a situação se agravou, e equipe foi mobilizada e mesmo com massagem e uso de medicamentos o leão teve uma parada cardiorrespiratória.

Kimba:

O leão Kimba foi doado ao Parque do Ingá em 1992 pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Com poucos meses de idade, chegou ao Parque do Ingá para substituir outro felino e fazer companhia à leoa Doti. Kimba era de uma família de leões de cativeiro e teve cinco filhotes com Doti, dois deles doados ao zoo do Beto Carreiro.

A leoa Doti está no Parque do Ingá em perfeito estado de saúde. Uma decisão do Ibama irá decidir qual o destino do animal. Ainda não há data prevista para a mudança.

fonte:odiario