O mastiff é uma raça bem antiga já vistas,já foram usados para guerras e combates contra animais selvagens na antiga inglaterra  por causa do seu  tamanho,força e lealdade.

E um cão de guarda igual o pastor alemão e rottweiler,cinofilia lhe tem grande estima, tanto pelos seus dotes estéticos como pelas qualidades psicofísicas. É, sem dúvida, um cão bem grande, volumoso, vigoroso e simétrico. De todas as raças caninas, é a mais pesadas de todas.


Possui uma média mundial para exemplares dessa boa linhagem e característicos da raça é tem em torno de 90 quilos para machos e 80 quilos para fêmeas,isso aos 2 anos de idade.Aos três anos de idade um mastiff pode ultrapassar os 100 quilos,possui um registro de um exemplar de mastiff com 155 quilos.


Tem um nariz largo,possui olhos pequenos e afastados,tem orelhas pequenas,finas ao tato.A cauda possui implantação alta,é larga na raiz e vai afinando até a ponta.A pelagem é curta e espessa,não muito fina nos ombros,no pescoço e no dorso.

É uma raça popular nos Estados Unidos da América e no Brasil o plantel vem crescendo em qualidade e quantidade.Persistem, porém tem muitos desafios para a criação pois,mesmo nas exposições de estrutura e beleza observam-se cães com pouca estrutura óssea e falta de massa, uma vez que se trata de uma raça molossóide, e quanto à marcação (cor), ausência de máscara preta. 
Ele possuem cores como fulvo prateado (um tom de bege claro), fulvo abricot (um tom de laranja escuro) e fulvo tigrado, que é uma das cores básicas mais o preto. Todos os mastiffs possuem máscara e orelhas pretas. Não possui o preto sólido como cor, isso é sinal claro de que o exemplar é um mestiço!
Muitos são os cuidados necessários com a raça,principalmente com o peso excessivo, pois um filhote,que nasce com mais ou menos 600 gramas,apresenta já aos seis meses um peso de 50 kg.
O mastiff requer muito cuidados especiais como na alimentação,que nos seus primeiros 18 meses de vida deve ser a melhor possível e nas quantidades recomendadas pelos veterinários. 
Qualquer excesso pode acarretar problemas como a displasia coxo-femural. Não deve haver suplementação de cálcio, pois isso pode acarretar mais problemas de postura. 
Recomendam-se  muitos exercícios físicos adequados a cada fase da vida e acompanhamento de um médico veterinário para que se respeitem os limites do cão. A expectativa média de vida é de aproximadamente doze anos.