A PMA (Policiais Militares Ambientais) apreendeu nesta sexta-feira (10), por 17 horas uma quadrilha de caçadores de animais silvestres em extinção na Fazenda Cervo no município de Costa Rica. Os policiais receberam denúncia que o grupo praticava caça na fazenda e que os quatro caçadores sairiam mais uma vez para praticar caça. 

Foi solicitado mandado de busca e apreensão ao juiz da comarca para buscas na residência de Anilton Fagundes de Carvalho. No local foi encontrado no freezer uma sacola com um animal abatido da espécie “queixada”.

Os outros três caçadores são: Ilson Lopes Batista, Osmiro da Silva e Manoel da Silva. Todos foram conduzidos para a delegacia de Polícia de Costa Rica onde foram autuados por crime ambiental e formação de quadrilha. 

Cada um foi multado em R$ 500,00. O delegado arbitrou fiança no valor de R$ 300,00 para cada caçador que irão responder pelo crime em liberdade.

Diante da denúncia os policiais se dirigiram até a fazenda e encontraram outras três funcionários da propriedade rural, caçando, fazendo uso de armadilhas e zagaia” (lança curta usada na caça) para atacar manadas de queixadas ou catetos. De acordo com a polícia o objeto acaba deixando alguns animais feridos. As armadilhas encontradas na mata foram desmontadas.

Os caçadores mantinham uma ceva em baixo de uma árvore para esperar os animais e poder abater a tiros.

Na residência de Ilson foi aprendido um animal abatido da espécie “queixada”, 01 espingarda calibre 36, um revólver calibre 38, municiado. Na residência de Osmiro foram apreendidos: mais um animal silvestre da espécie “queixada” e um revólver calibre 38 marca Smith Wesson. Na residência de Manoel os policiais apreenderam 01 espingarda calibre 20.

fonte:midiamax