FAUNA DO TOCANTINS:



A fauna terrestre brasileira não se destaca pelo tamanho nem pela ferocidade, como a de outras regiões do mundo tropical. Na área de florestas, encontram-se a onça, macacos, a preguiça, o caititu, serpentes (jibóia, sucuri), e aves (papagaios, araras e tucanos). É grande o número de insetos, sobretudo na Amazônia. 
Nas caatingas, cerrados e campos, predominam o tamanduá, o tatu, o veado, o guará, a ema e a siriema, batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Nos rios e lagos da região amazônica habitam o peixe-boi, o jacaré, o pirarucu, a tartaruga, bem como a lontra e a capivara. Algumas dessas espécies também são encontradas no Pantanal.
A fauna ornitológica brasileira é uma das mais ricas do mundo, com uma enorme variedade de espécies. Nela encontram-se numerosas aves de rapina, trepadoras, palmípedes e pernaltas, os galináceos e os columbídeos.
vive animais como a Tartaruga da Amazônia, o cervo do pantanal, o boto cor de rosa, a onça pintada o lobo guará, o pirucu e mais outras 150 espécies de aves! Possui mesmo fauna e flora abundante, assim como todo o Brasil é rico em natureza e biodiversidade, no 27 estados que vimos, cada um tinha uma biodiversidade magnífica, seja do Norte ao sul, a nossa biodiversidade ainda encantara a muitas pessoas seja do Brasil, como do mundo afora.



Tracajá

Lobo Guará

Arara Canindé

Tucano

Veadinho Campeiro

Aratinga

Onça Pintada

Beija Flor

Tamandua Bandeira

"Tô de Olho heim" ...

Pato Mergulhão

Arara - Azul

Ariranha filhote

Quelônios - Tartaruga da Amazonia