Com o intuito de proporcionar qualidade de vida para os animais da comunidade do município de Itaboraí, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), mantido pelo grupo Anhanguera Educacional, realiza semanalmente o projeto “Médico Veterinário de Família”, prestando atendimentos gratuitos para os animais da comunidade.
O curso do Unipli, que possui campus próprio na cidade, realiza a ação desde 2000 e tem o objetivo de entrevistar e cadastrar todas as espécies que residem na localidade. 
Além das visitas, caso seja necessário, os tutores são orientados a conduzirem os animais para o hospital veterinário da instituição, em que receberam atendimentos ambulatoriais, como, por exemplo, consultas, exames complementares e cirurgias.
“Semanalmente, as terças e quartas, atendemos em média 10 animais, dentro do nosso banco de dados de 60 residências e animais cadastrados. A maior frequência de consultas são com cães e esporadicamente gatos”, explica a coordenadora do programa do Centro universitário Plínio Leite, professora Mabel Miranda Vaz.
O projeto conta com a participação de aproximadamente 25 alunos do curso, com a supervisão dos professores das disciplinas de: Cirurgia, Patologia Clínica, Clínica de Animais de Companhia, Diagnóstico por Imagem e Bem Estar Animal. Além dos atendimentos ambulatoriais, também são dadas orientações aos moradores sobre alimentação, controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), limpeza e desinfecção de ambiente, vacinação, entre outros.
“Acredito que contribuímos de forma positiva tanto na vida dos animais, quanto de seus tutores. Nós temos a missão de salvarmos vidas e auxiliar no bem estar e saúde dos animais e das pessoas”, conclui a professora Mabel.
O projeto também conta com a participação de empresas na distribuição de alimentos e medicamentos, como a Vetnil, Ouro fino, Royal canin, Agener, entre outras.