150 cabras ajudam na prevenção de incêndios


Cerca de 150 mil cabras vão colaborar na prevenção de incêndios em zonas de risco. Os animais vão, através do seu pastoreio, limpar os campos e as matas em algumas zonas fronteiriças entre Portugal e Espanha.


Segundo o site oficial da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), o projeto ‘Self-Prevention’ visa a "prevenção de incêndios e o desenvolvimento económico e rural das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca".


Este projeto propõe que a prevenção de incêndios em zonas de risco e difícil acesso seja feita por cabras, por estas serem animais bastante flexíveis que se alimentam do pasto em qualquer zona por onde passem.


O “Self Prevention” pressupõe a criação de uma empresa, com capitais públicos e privados, que ficará responsável pela distribuição dos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projeto, através da produção e comercialização de leite e derivados.


A iniciativa assenta num investimento global de 90 milhões e euros e irá gerar uma oferta laboral de 700 postos de trabalho.


fonte:Boas noticias