crueldade da raça humana



Catorze filhotes de cachorro foram abandonados na tarde de terça-feira (13), dentro de uma caixa de papelão na rua Joaquim Correa, no Parque Figueiras, em Ribeirão Preto (SP). Moradores disseram ter visto um motoqueiro deixando os animais no local por volta das 16h de ontem.
Pela manhã, os cães ainda estavam na rua, tendo sido retirados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) por volta das 13h30. 
Segundo Eliana Colucci, diretora da divisão de controle de zoonoses, ao serem recolhidos, os animais recebem vermífugo e é feito exame de sangue. Após dez dias em observação, eles ficarão à disposição para adoção.


Segundo moradores da rua, é comum o abandono de animais no local. Apesar de o CCZ ter recolhido os cães no início da tarde, os moradores afirmam ter dificuldade para entrar em contato com o órgão responsável pelo recolhimento. “Liguei quatro ou cinco vezes pra zoonose e eles não vieram retirar ontem. Nessa rua não é a primeira vez, aqui é desova de cães”, afirmou Solange Costa. Os catorze filhotes foram deixados na porta da casa dela.
O abandono de animais é crime previsto na Lei 9605/98. A pena para maus-tratos inclui detenção de três meses a um ano, e multa. “É importante que a população ajude”, disse Eliana. Denúncias podem ser feitas nos telefones 181 ou 3610-6067, da Delegacia de Proteção aos Animais.
Os intressados em adotar os cães devem ligar para: (16) 3628-2778.