A Polícia Ambiental de Sertãozinho apreendeu 53 pássaros silvestres na tarde desta quinta-feira (23), em uma residência do bairro Jardim Iracema. Seis deles são de espécies ameaçadas de extinção.
O homem que guardava os pássaros dentro de gaiolas no quintal da casa onde mora recebeu uma multa de R$ 53,5 mil por manter espécies em cativeiro, o que é considerado crime ambiental.
João José de Oliveira, de 44 anos, alegou que cria aves desde criança, mas não possui autorização do Ibama. Ele disse que não sabia que era crime e que não vendia, apenas fazia trocas com amigos.
A Polícia Ambiental chegou até a residência após denúncia anônima. Foram apreendidos pássaros de várias espécies, entre elas 22 canários da terra, um galo de campina, um tico tico rei, um tico tico simples, um maria preta, um corrupião, um sanhaço, quatro sabiás poca, um sabiá laranjeira, um pássaro preto, três coleirinhas baiano, dez coleirinhas papa capim e os ameaçados, um caboclinho, três curiós e três bicudos.
De acordo com o sargento Crescêncio, os pássaros iriam passar pelo Bosque Municipal para que um profissional fizesse uma avaliação dos animais antes da polícia providenciar a soltura.
Nesta quarta-feira (22), em Jaboticabal, a Polícia Ambiental também apreendeu 29 pássaros silvestres em uma casa. O tutor foi detido em flagrante porque não possuía autorização do Ibama para manter a criação. Ele também vai responder por crime ambiental.