Doze cães abandonados estão  disponibilizados para adoção na Gerência de Zoonoses (Gezoon), vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.
Os animais foram retirados das ruas pela equipe da Gezoon e levados para a sede do órgão para aguardarem seus donos. O procedimento adotado é ainda retrógrado e cruel: após o prazo de 72 horas, se o tutor não aparecer para retirar o animal ocorre a eutanásia. Para evitar que isso aconteça, a FMS conclama a população para que adotem um animal.
Élcio Leite, gerente da Gezoon, explica que os animais que forem disponibilizados para adoção passam por consulta clínica, vacinação contra a raiva e coleta de sangue para exame de leishmaniose.
“As pessoas que tiverem interesse em adotar um animal devem se dirigir à Zoonoses e assinar um termo de compromisso, com a finalidade de garantir que os animais sejam bem tratados no ambiente doméstico”, pontua Élcio Leite.
Somente nesta semana, já foram realizadas 23 doações de animais, incluindo adultos e filhotes. A Gezzon, que fica lozalizada na Rua Minas Gerais nº 909, Matadouro, disponibiliza o serviço diariamente, de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Fonte: 180 graus