A Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) disponibiliza no Abrigo Municipal diversos animais que podem ser adotados. Entretanto, quem pretende prosseguir com a adoção deve entender que existe uma série de responsabilidades cabíveis.
Antes de tudo, é preciso saber que ter a guarda de um animal de estimação é coisa séria. A decisão de adotar um cão ou um gato, por exemplo, deve ser tomada de forma sensata, principalmente para que não haja arrependimento e o animal seja novamente abandonado.
Além da consciência na adoção, quem pretende ser o tutor de um animal precisa saber que tem como responsabilidades a alimentação, a moradia e a higiene. No caso da moradia, é importante que seja um local adequado, protegido do frio, da chuva e até do sol intenso. O Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde ressalta que não é legal deixar o animal amarrado a uma corrente e alerta que mantê-lo preso torna-o agressivo. Além disso, esta prática  é considerada crueldade do ponto de vista legal. E crueldade contra animais é crime, de acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9.605 de 1998.
Quanto à higiene, a Prefeitura ainda destaca que os banhos, além de serem primordiais, podem eliminar pulgas e carrapatos. Outro aspecto que deve ser levado em consideração são os cuidados com a saúde. Todo ano, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva. Essa vacinação é obrigatória e gratuita. A identificação também é uma das preocupações do Departamento de Riscos e Proteção. Todo cão deve estar sempre identificado com uma placa na coleira na qual conste um número de cadastro na Prefeitura para que, caso ele fuja, o tutor possa ser localizado pelo cadastro central.
Vale ressaltar que abandonar o animal é crime de maus-tratos, o que pode render ao tutor do animal detenção de 3 meses a 1 ano e também pagamento de multa. Quem pretende cumprir todas as tarefas citadas acima e deseja adotar um animal deve procurar o Abrigo Municipal, o telefone é o 3648-2959.