do anda



Seu cachorro parece estar com dor? Cuidado, ele poderá estar com pedras nos rins! Portanto, aparecendo esta reação sintomática bastante comum nos tempos atuais, procure um veterinário o quanto antes.

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma massa dura desenvolvida a partir de cristais que se separaram da urina dentro do trato urinário dos cães. Normalmente a urina contém químicos que inibem a formação destes cristais.




Segundo estudo, foi comprovado que a grande maioria dos casos de cálculo renal em cães (da era moderna) é causado pela ração industrializada hipercalórica. Há trinta anos era raríssimo ver um cachorro com este tipo de patologia – muito dolorosa – mas nos tempos modernos está cada vez mais comum este diagnóstico.

A química presente na ração industrializada (flavorizantes, aromatizantes, estabilizantes e outros conservantes) em longo prazo deteriora a saúde dos caninos. Alimentos isentos de conservantes e de química contribuem para que os ‘fiéis amigos’ tenham longevidade, isso está provado. Cachorros nutridos com alimentos naturais apresentam mais saúde e vivem um terço de vida a mais do que aqueles alimentados exclusivamente com comida  industrializados.

A dieta com variação do cardápio possibilita ao organismo desintoxicar-se da química existente no alimento industrizalizado. Em geral, quem utiliza ração para alimentar seus cães nunca deveria fazê-lo de modo ininterrupto.

Para cada quatro dias de ração deve administrar de um a dois dias de alimentos frescos sem conservantes (comida caseira não é restos de comida), como carnes (branca e vermelha), peixes, vísceras bovinas, legumes, arroz, queijo branco (e/ou iogurte), gemas de ovos e frutas. A levedura de cerveja, em doses diárias, é altamente recomendável como complemento alimentar.

Fonte: Portal da cinofilia