do anda

Há dois anos que a pequena ave limícola (espécie que vive no limo, lodo ou lama) Eurynorhynchus pygmeus está na lista das espécies em vias de extinção. Hoje, um estudo da organização Birdlife Internacional alerta que existem menos de cem indivíduos em todo o mundo.

Atualmente, o território de nidificação desta espécie resume-se à Rússia, depois de anos de acentuado declínio. As maiores ameaças para a ave são a perda de habitat e a caça, de acordo com o estudo publicado hoje na revista Bird Conservation International, da Birdlife.

Esta ave depende de lagoas e estuários para fazer os seus ninhos. Mas cada vez mais estas zonas estão sendo requeridas para implantar indústrias, explorações de aquacultura e outras infraestruturas, além da poluição crescente.

“É essencial adotar medidas de conservação internacionais se quisermos evitar a extinção da espécie”, comentou Christophe Zöckler, principal autor do estudo, em comunicado.

“A situação é muito sombria para esta ave, mas ainda pode haver esperança”, concluiu o investigador. “Se agirmos agora poderemos mudar a maré para esta espécie.”

Fonte: Público