O inverno começou nesta segunda-feira (21) e um pinguim, habitante típico das terras geladas, foi encontrado na Praia de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O animal foi resgatado pelos bombeiros, encaminhado para o Parque Chico Mendes, na Zona Oeste, e depois para um centro de recuperação de animais selvagens, em Vargem Pequena, também na Zona Oeste.

 foto do pinguim resgatado
O médico veterinário Jeferson Pires, que prestou os primeiros socorros ao pinguim, contou que a espécie é típica do sul da Argentina. Ele acredita que o animal solitário teria chegado ao Rio após se perder de um grupo de pinguins.

De acordo com o veterinário, o pinguim teria menos de um ano e está internado para recuperar o peso e reforçar a estrutura muscular.

Pinguim foi precipitado
“Ele chegou aqui aparentando uma lesão muscular e com pouca gordura. Ele prefere ficar deitado, com olhos fechados, e ainda não se mexe muito”, disse Jeferson.
Jeferson contou que há dois anos, as praias do Rio foram invadidas por pinguins. A clínica onde ele trabalha, chegou a receber na época 276 animais da espécie. Segundo ele, o animal encontrado nesta segunda-feira (21) foi um pouco precipitado.

“Acho que esse pinguim era inexperiente e se perdeu do grupo. Acredito que essa deve ter sido a primeira viagem dele. É mais comum aparecerem pinguins nas praias do Rio no mês de julho”, disse o veterinário.

Fonte: G1