Primeiros Socorros em cães e gatos
quarta-feira, junho 23, 2010
Postado por Unknown
 
 
Cães e Gatos
PRIMEIROS  SOCORROS
Emergência? Aconteceu algo grave e urgente? O que  eu posso fazer?
Vamos lá! Algumas situações críticas podem  acontecer com nossos amigos animais.
Quanto mais rápido forem  socorridos, melhor, mas às vezes acontecem situações no meio da noite,  aos domingos e feriados, e a clínica veterinária que conhecemos pode  estar fechada. Não devemos desistir e enquanto algum familiar telefona  para conseguir um endereço de um hospital 24 horas, ou vai tirando o  carro da garagem, podemos iniciar os Primeiros Socorros.
Cada  caso é um caso, então vamos separar por problema:
Convulsões: animais, do mesmo modo  que as pessoas, podem ser epiléticos ou ter convulsão motivada por  alguma doença. Diferente das pessoas, você não precisa se preocupar em  não deixar enrolar a língua, pois isso não acontece, e se acontecer, não  sufoca. Concentre-se mais em evitar escoriações. Coloque o animal em  cima de um tapete ou colchão e faça carinho nele. Convulsões epiléticas  duram alguns minutos e passam, mas podem ser freqüentes. Se for a  primeira vez, vá ao seu veterinário de confiança. Se seu animal já  estiver em tratamento, siga as orientações médicas.
Choques elétricos e desmaios:  massageie o tórax. Se a respiração estiver muito fraca, abra boca e vá  dando umas puxadas na língua. Faça isso dentro do carro, a caminho da  clínica. Não perca tempo!
Picada  de insetos: pálpebras, focinho e boca inchados. Pode ter  marimbondo ou formiga em seu quintal. Precisa tomar injeção de  antialérgico urgente. Já para a clínica!
Queimaduras: água gelada ou compressa com gelo.  Perto do fogão não é lugar nem de criança, nem de bicho.
Engoliu um objeto: moedas,  bolinhas de borracha, bolinhas de gude, agulhas, linha de costura, etc.  Calma, nem tudo está perdido e normalmente isso acaba bem. Por incrível  que pareça, a pior coisa que um animal pode engolir destas todas é a  linha. Faz um estrago muito pior que a agulha. Se você tiver em casa  óleo mineral, pode dar algumas colheradas. Se não tiver, use azeite  mesmo, que também lubrifica o trato gastro-intestinal.
Desnecessário  dizer que tem que procurar um veterinário o quanto antes.
Atropelamentos: claro que isso  pode variar de apenas alguns arranhões a sérias fraturas e hemorragias. O  que é importante dizer aqui é que você deve primeiro colocar uma  focinheira no animal atropelado. Como já disse antes, a dor leva a  morder. Depois, para evitar movimentos bruscos, abra uma coberta no  chão, coloque o paciente em cima dela, e com todo o cuidado, duas  pessoas devem segurar a coberta pelas pontas, improvisando uma maca. Daí  é direto para a clínica. Mesmo traumas aparentemente leves, devem ser  examinados e medicados, pois alguns problemas como edemas e hemorragia  interna, podem demorar a dar sinais.
Uma dica importante: não se  esqueça, quando falamos em Primeiros Socorros, é porque sabemos que  existe a necessidade dos Segundos Socorros, e que estes devem ser  realizados pelo seu veterinário de confiança, o quanto antes.
Fonte  - Wilson  Veterinário
 
 








 

 
