A zona etíope protege uma grande variedade de animais e pássaros.Nas regiões arborizadas e ervosas vivem de numerosas espécies de antílopes e daims,as as zebras, o girafes, os os búfalos, os elefantes da África, os rinocerontes e diferentes macacos. 

O gorille, mais o grande macaco do mundo, está via de desaparecimento. Végétarien, habita as florestas de montanha da África équatoriale (Ruanda, República democrática do Congo). 

Encontra-se lémuriens à Madagáscar. Entre os carnívoros figuram o leão, o leopardo, guépard, hyène, chacal e o mangouste.

A maior parte dos pássaros pertence Velho ao Mundo e alguns são migratório: deixam a Europa o inverno para vir hibernar nos deltas e os pântanos da África (Senegal, Okavango, Sul-Sudão).

A galinha-do-mato é um dos pássaros mais caçados. Existe um grande número de pássaros aquáticos, nomeadamente pélicans, o hérons goliath, os flamingos, cigognes e as escovadelas.

Ibis encontra-se na região Nil e a avestruz, que desapareceu quase do Sahel, vive no leste e o Sul da África.

No que diz respeito aos répteis, encontra-se na África lézards, crocodilos e tartarugas. Existe várias serpentes venenosas em toda a zona etíope, da qual temível o mamba.


Entre as serpentes que asfixiam a sua presa figuram o pythons, na principalmente África ocidental onde são objecto de um culto; a boa constricteur é originária da Madagáscar.

A água suave abunda em peixes. Conta-se mais de 2 000 espécies. O continente apresenta uma variedade de insetos nocivos, nomeadamente os mosquitos, as formigas migratórias, termites, criquets migratórios e as moscas tsé-tsé.

Estes últimos transmitem a doença do sono aos homens e os animais, proibindo por exemplo a criação dos bovinos em zonas florestais. A mosca tsé-tsé foi um dos obstáculos essenciais à extensão em zona florestal dos grandes impérios savana fundados sobre a cavalaria, e seu islamisation.

 

um habite com variedades de espécies de animais,muitas manadas e bandos se defendendo 
contra leões,hienas,leopardos e muito mais.o quênia e o que possui uma variedade animais
enormes.