do anda



Um refúgio no Sul da Ilha de Santa Catarina passou a ter reconhecimento nacional e apoio financeiro para ampliar o trabalho de busca, salvamento e recuperação de animais ameaçados de extinção. O foco especial do Instituto Ekko Brasil são as lontras.

O trabalho do Projeto Lontra Brasil é desenvolvido no Parque Estadual da Lagoa do Peri. No local, uma equipe de 11 pessoas, entre oceanógrafos, biólogos, educadores ambientais, sociólogos, jornalistas e engenheiro de aquicultura, cuidam dos animais.

Segundo o criador do Projeto Lontra Brasil, Odemar Carvalho Júnior, as lontras adultas que são encaminhadas para o parque pela Polícia Ambiental ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são recuperadas por um veterinário e depois liberadas para o ambiente selvagem o mais rápido possível.

O projeto


O principal objetivo do projeto é contribuir com o conhecimento e conservação da lontra brasileira (Lontra longicaudis). Nele, são desenvolvidos trabalhos de campo, de pesquisa, educação ambiental e manutenção dos animais em cativeiro. O projeto combina trabalhos de pesquisa com trabalhos sociais e envolve comunidades que vivem no entorno do parque, no Sul da Ilha.

A base principal do apoio é em Florianópolis, mas inclui ações em outros municípios catarinense, como Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Fonte: Diário Catarinense