O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) recebeu nesta quarta-feira (6) uma doação da ONG SOS Fauna. Foram entregues 210 pacotes com 500 g cada de papa para filhotes de todos os tipos de pássaros, 200 máscaras, que são utilizadas pelos técnicos na hora de alimentar os animais, 20 seringas, dez caixas com 50 pares de luvas de látex e três metros de borrachas de silicone.
O Cras utiliza, no momento, seis quilos diários de papa para alimentar as aves. Com isso, o alimento doado será consumido em aproximadamente 17 dias.
O Centro recebeu ainda 30 pomadas de hidrocortisona (cicatrizante), além de suplementos minerais e vitamínicos.
 “A doação chegou em boa hora porque, pela nossa experiência, devem chegar muitas aves apreendidas nos próximos meses, pois é época de reprodução de algumas espécies”, avalia a zootecnista do Centro, Ana Paula Felício.
Os 105 kg de papa para filhotes de pássaros devem ser consumidos em 17 dias.
Marcelo Pavlenco Rocha, presidente da SOS Fauna, disse que essa é a primeira ação no Estado e que pretende estabelecer um trabalho de parceria com a polícia do Estado vizinho, Mato Grosso.“Nossas ações baseiam-se na execução de um serviço de inteligência com trabalhos realizados em campo, junto à polícia de São Paulo. Mas achamos importante ajudar outras instituições também”, afirma Rocha.
Segundo o presidente da ONG, o Cras já vinha chamando a atenção há algum tempo pelo serviço de reabilitação e reintrodução de animais à natureza, mas principalmente pelas últimas apreensões de pássaros que ocorreram no último mês no Estado, como a do dia 8 de setembro, com 1,2 mil canários-da-terra.
A principal atividade da SOS Fauna  tem origem em ações isoladas e individuais de repressão ao tráfico de animais silvestres no Brasil desde 1989. A organização não governamental acompanha essas ações prestando os primeiros socorros aos animais resgatados;  é  pioneira nesse trabalho,  auxiliando em questões técnicas e operacionais de manejo dos animais e  fornecendo orientação jurídica.
Possui, dentre outros, o projeto Voltando Para Casa, que reintroduz animais resgatados aos seus habitats de origem. O projeto conta com apoio da rede de TV americana Animal Planet.
 Fonte: A Crítica