Araras, canários e tucanos apreendidos em fiscalizações foram soltos novamente em seu habitat natural na cidade de Tangará da Serra, distante 242 quilômetros de Cuiabá.

A soltura faz parte do projeto Asas realizado pelo Ibama em parceria com fazendeiros da região.

Animais retirados da natureza e apreendidos em fiscalizações da Polícia Ambiental, Polícia Federal e Ibama são levados para uma fazenda localizada a 300 quilômetros da capital.

O local é autorizado a fazer a reabilitação de aves silvestres. Há três anos, o proprietário assumiu um termo de parceria com o Ibama para preservar a mata nativa e atualmente são mais de mil hectares protegidos.

O projeto permite que esses animais apreendidos e que viviam em cativeiro possam voltar a viver na natureza.

O tráfico de animais é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. “A gente tem uma estatística muito cruel.

Para cada animal em cativeiro, outros 10 a 12 morreram no caminho”, revela o médico veterinário César Soares, do Ibama.

Animais apreendidos, muitos deles debilitados, passam por uma avaliação veterinária para que possam ser reintegrados à natureza. Desta vez, 29 animais de uma só vez ganharam o direito à liberdade: quatro araras vermelhas, 16 araras canindé, seis canários da terra, um maracanã do buriti e dois tucanos.

“Estamos em uma região que foi degradada e queremos resgatar na natureza a fauna que é tão importante para nossa região”, concluiu Antônio Leoni Furlaneto, gerente da fazenda.

Assista ao vídeo.

Fonte: G1