Os
últimos animais que permaneciam na Fundação Jardim Zoológico de Niterói (ZooNit), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão sendo removidos nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

São 104 animais, entre eles, jabutis, araras, macacos-prego, corujas e o leão Dengo, que vai levado para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Após a retirada dos animais, o ZooNit será fechado.
Segundo o Ibama, ao longo de 22 anos, o ZooNit não cumpriu “as normas mínimas exigidas para funcionamento de um jardim zoológico, mantendo os animais em espaços inadequados em termos de tamanho, conservação e higiene”. Conforme publicado pela ANDA.
Ainda de acordo com o órgão, a fundação recebia, destinava e soltava animais silvestres sem a autorização do Ibama, e não cumpriu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2004.
O ZooNit aguarda o julgamento de recursos contra a decisão da 3ª Vara Federal de Justiça de Niterói que autorizou a retirada dos animais e fechamento do zoológico.
Esta semana, o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) propôs à 4ª Vara Cível de Niterói uma Ação Civil Pública para obrigar a prefeitura a assumir a administração do local.
“Caso o município não assuma as providências efetivas para manutenção do zoológico, diversos estudantes ficarão privados da visitação do espaço, assim como os demais visitantes, havendo prejuízos irreparáveis para a educação ambiental e o direito ao lazer e a cultura”, informou o promotor de Defesa do Meio Ambiente de Niterói, Luciano Mattos.
Fonte: IG