Cerca de 170 yaks dourados selvagens, uma espécie que chegou a ser considerada extinta, vivem atualmente na reserva natural na Região Autônoma de Tibet da China graças à proteção adequada, anunciaram nesta sexta-feira os funcionários florestais.
Os yaks estão na Reserva Natural de Changtang, uma área de 200 mil quilômetros quadrados na sub-região Ngari que abriga mais de 400 espécies de animais selvagens, incluindo antílopes tibetanos em risco severo de extinção, burro tibetano selvagem e yak selvagem.
O yak dourado, famoso pela cor de sua pelagem, é o mais raro dos yaks selvagens e só é encontrado na reserva de Changtang.
A espécie era considerada extinta até que os funcionários florestais encontraram um grupo de 40 yaks dourados na área natural de Ngari, no distrito de Rutog, em 2006.
“Hoje em dia, sua população aumentou para cerca de 170, devido a nossa proteção e à repressão à caça”, apontou Tendar, que dirige uma equipe de 10 guardas florestais para patrulhar a área.
As populações de muitas outras espécies silvestres também estão crescendo na reserva, disse. O número de antílopes tibetanos em Changtang cresceu para 120 mil, o dobro da quantidade registrada na década de 1990.
A reserva conta com mais de 800 burros tibetanos selvagens, em comparação com 50 mil na década de 1990. A China conta com mais de 2 mil reservas naturais que cobrem uma área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados.
Fonte: CRI