do anda

No último dia 24, chegou às dependências do CETAS/GO uma suçuarana com histórico de atropelamento na cidade de Rio Verde, em GO.

Após a inspeção do animal foi constatado que este estava apático, não reagindo a estímulos externos e se mantendo apenas deitado. O animal foi encaminhado para a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás-UFG, sendo ali anestesiado e submetido a exames radiográficos, onde se constataram duas fraturas na mandíbula e edema cerebral. O animal foi medicado visando reduzir este edema.

Em seguida, optou-se em estabilizar a condição da onça por meio de fluidoterapia e acompanhar o seu progresso nos dias subsequentes, antes de submetê-la a um procedimento cirúrgico.

Hoje (29), o animal encontra-se mais ativo, mas ainda com problemas para reagir a todos os estímulos. Já se alimenta sozinho. Tem se alimentado bem e bebido água.

Entretanto, devido a seu quadro inicial, há possibilidade de sequelas cerebrais permanentes, o que será comprovado com o passar dos dias, podendo se tornar um empecilho para sua reintegração à natureza.