do anda

O parlamento de Catalão no norte da Espanha declarou, recentemente, que decidiria esse mês se iria ou não banir touradas na região, já que o festival mais famoso do país está acontecendo agora.

A monção para proibir touradas na Catalunha “será debatida e votada” no dia 28 de julho, disse o parlamento regional.

A votação havia sido planejada para meados de julho, mas a data foi protelada quando a asa-direita da People’s Party pediu uma consulta pública.

A campanha anti-touradas está divulgando o projeto e já coletou 180.000 assinaturas a favor da proibição.

Se aceita, a monção mudaria as leis de proteção animal vigentes na Catalunha que proíbe maus-tratos ou matança pública de animais, com exceção de corridas de touro e touradas.

Isso também faria da Catalunha, onde fica a maior cidade da Espanha- Barcelona, a segunda região a banir touradas, sendo a primeira as Ilhas Canárias.

A região rica, onde muitos pedem independência do resto do país, se opõe às touradas, em parte pelo desejo de criar uma identidade à parte da espanhola.

Em 2003, uma lei de proteção animal local proibiu construção de arenas e proibiu que menores de 14 fossem às touradas.

Durante a ditadura de direita do general Francisco Franco, as touradas eram promovidas como espetáculo unificador da nação. Porém o apelo falhou com o público, principalmente entre os mais jovens.

Com informação da Expatica