As fotos a seguir mostram o momento dramático em que um golfinho pulou de repente para fora do tanque numa tentativa desesperada de fugir.



O golfinho fazia parte de um “show” no aquário Okinawa Churaumi no sudoeste do Japão quando pulou no chão fora do aquário.

Um turista americano dentre os espectadores filmou a cena e enviou para o diretor do documentário vencedor do Oscar, The Cove.

Ric O’Barry, 70, que agora vive para libertar golfinhos, disse que o vídeo explicita o sofrimento dos animais em cativeiro.

As imagens mostram o golfinho arrasado, Kuru, caído no chão enquanto os treinadores usam uma maca para erguê-lo de volta à água.




Os outros golfinhos pareciam preocupados com o companheiro, e ficaram rodeando o tanque vizinho.
O’Barry disse: “O habitat desses animais é tão artificial que ele simplesmente fez o que pode para escapar. Ele queria acabar com aquilo. Por que uma pessoa pula de um prédio?”

O administrador do setor de golfinhos do parque, Hideshi Teruya, disse que o animal sofreu pequenos arranhões e pancadas na cabeça e barbatana dorsal, mas tinha apetite voraz quando retornou ao tanque.
Teruya alegou que o golfinho estaria brincando e caiu para fora “por acidente”.



Kuru, que significa preto no dialeto local, foi capturado seis anos atrás no mar de Okinawa.
Teruya negou que o cativeiro seja cruel e disse que o tanque sequer estava lotado e seguia os regulamentos da lei.

Mas O’Barry disse que o ambiente era inadequado, que os golfinhos nadam diversas milhas num único dia, e não ficam nadando em círculos e dando cambalhotas como nos “shows”.

Ele também disse que mantê-los num tanque de metal é cruel pois o material não impede a passagem de som, e os animais são bombardeados com barulhos estranhos que destroem seu sensor auditivo.

Ele disse: “Isso provou que o cativeiro é absurdo. Eles são criaturas livres com um cérebro desenvolvido. Têm consciência de si mesmos e colocá-los num aquário desses dentro de um estádio é no mínimo um abuso”.



O documentário de O’Barry, The Cove, foi filmado com objetivo de conscientizar a população a acabar com o massacre de golfinhos na cidade de Taiji. Ele usou câmeras escondidas para mostrar como os animais são mortos: trabalhadores confinam os animais numa baía e perfuram-nos com lanças enquanto se debatem agonizantes na água.

O filme, vencedor do Oscar de melhor documentário, estreou esse mês nos cinemas japoneses apesar de protestos e ameaças.

fonte:Daily Mail