Dourado e Creme já têm um novo lar. Eles são apenas um dos cachorros que viviam abandonados nas ruas do Centro de Manaus e que ganharam uma família neste domingo (13), na primeira Festa de Adoção de Animais, realizada na Feira de Artesanato da avenida Eduardo Ribeiro.

Os nove cachorros que foram levados ao Centro em busca de lares foram adotados antes mesmo de a feira se encerrar. Todos foram vacinados, vermifugados e receberam também um microchip. O equipamento implantado na pele do animal permite a identificação em caso de fuga ou perda.

O evento foi realizado pelo Grupo de Proteção aos Animais (GPA), em parceria com estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Nilton Lins, e faz parte do projeto “Cachorros do Largo”, que resgatou 15 cães que perambulavam pelas ruas próximas ao Teatro Amazonas.

Amigos:

A estudante Isabel Ribeiro, 20, é oficialmente a nova tutora de Creme, e diz que o amor pelos animais vem da infância.

“Desde pequena tive cachorro em casa, e quando dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é mentira. Eles são fiéis e não têm interesse nenhum, só querem carinho e o nosso sentimento. Quando vi na televisão que ia ter a feira, vim até aqui vê-los”, conta.

Dourado é novo companheiro de Misabel, de oito anos. “Adoro cachorros, e gostei desse porque ele é douradinho”, disse, enquanto fazia carinho em seu novo amigo.

A mãe da menina, a dona de casa Marisa Fernandes, fazia compras com a filha e o marido no Centro da cidade quando viu os cães para adoção.

“Nós já temos um cachorro, mas estávamos querendo mais um. Quando botamos o olho nele, decidimos adotá-lo na hora”, revela. “É muito bom ter cachorro, dar carinho, amor e alimentá-lo. Eu tenho um amor de mãe por eles.”

Projeto:

Durante um mês, integrantes do GPA e universitários trabalharam fazendo censo populacional, resgate e preparação dos animais para adoção. Na primeira fase do projeto, a equipe fez o levantamento do número de cães e gatos abandonados no Largo de São Sebastião.

Foram registrados 19 cachorros. Em seguida, os animais foram recolhidos e levados para a Clínica Escola da Nilton Lins, onde passaram por um tratamento contra vermes e fungos e também foram microchipados.

Projeto-piloto:

Segundo estimativas do GPA, existem nas ruas de Manaus mais de 40 mil cães e gatos abandonados.

“Esse foi apenas um projeto-piloto. Pretendemos fazer o mesmo trabalho em outras áreas de Manaus e cuidar do bem-estar e da saúde desses animais”, diz Jorge Carneiro, professor da Nilton Lins e vice-presidente do GPA.

Fonte: A Crítica