As autoridades americanas investigam as causas da morte de centenas de peixes e animais marítimos – incluindo tubarões e peixes-boi – que apareceram nos últimos dias nas praias do sudoeste da Flórida.

“As altas temperaturas e os dias nublados e chuvosos podem causar a morte dos peixes. Tara-se de um fenômeno natural e geralmente não representa um perigo permanente para o ecossistema”, disse nesta terça-feira a Comissão para a Conservação da Pesca e da Vida Selvagem da Flórida (FWC).

A FWC pediu colaboração para fazer um acompanhamento da morte de animais e para detectar se o fenômeno se estende a lagos naturais e a estuários da região, além de “determinar se os problemas podem comprometer ecossistemas que demandam pesquisas e medidas de reposição”.

Os corpos dos animais mortos apareceram nos últimos dias em diversas praias da Flórida, entre elas a de Naples, considerada uma das melhores do país, com 16 quilômetros de areia e águas cristalinas.

Os testes realizados até o momento detectaram a presença de dois tipos de algas que, embora não sejam tóxicas, podem ter reduzido a presença de oxigênio na água a ponto de forçá-los a ir para a margem e acabar sendo asfixiados.

Fonte: IG