A Polícia Federal desarticulou na quarta-feira, 10 de agosto, uma quadrilha que traficava animais exóticos e silvestres no Brasil e no exterior por meio de um site na internet. Um dos cativeiros flagrados funcionava em uma propriedade rural em Tabapuã. 


No local foram encontrados pelos fiscais do IBAMA répteis e pássaros, além de centenas de jabotis, cobras e outros, sem a autorização do IBAMA; várias espécies eram encomendadas e pagas em até 18 vezes. Um casal foi detido, identificado como dono  do criadouro. 

As duas pessoas foram levadas para a sede da Polícia Federal em São José do Rio Preto. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Rio Preto e Uchôa.  Os animais apreendidos permanecem nos criadouros e os donos passam a responder como fieis depositários. 

A operação denominada Arapongas aconteceu simultaneamente em sete Estados do país, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e, ao todo, seis pessoas foram presas. 
De acordo com a Polícia Federal, os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de fauna, tráfico de animais silvestres nativos, estelionato, sonegação fiscal, falsidade ideológica e biopirataria.


fonte:o regional