Nome Comum: Dingo
Nome Científico: Canis dingo
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canidae

COMPRIMENTO: 75cm
ALTURA: 50 cm no quarto dianteiro
PESO: 20 kg
CARACTERÍSTICAS: Aos 2 anos ficam independentes



dingo (Canis lupus dingo) é uma sub-espécie de lobo, assim como o cão doméstico, originária da Ásia e que se encontra actualmente em estado selvagem na Austrália e sudeste asiático. 


A origem dos dingos permanece incerta mas crê-se que resultem de uma das primeiras domesticações do lobo. Os dingos pesam entre 10 a 24 kg e apresentam pelo curto e amarelado. Ao contrário dos cães, os dingos só se reproduzem uma vez por ano, não ladram e têm dentes caninos mais desenvolvidos. Os dingos não formam alcateias e vivem ou sozinhos, ou em pequenos grupos familiares.





História:
Os dingos chegaram à Austrália há cerca de 4000 anos, trazidos por navegadores austronésios, e não com os primeiros aborígenes. Espalharam-se rapidamente pelo continente australiano e pensa-se terem afectado significativamente o ecossistema, contribuindo para a recessão dos carnívoros marsupiais (já em declínio). 


Com a chegada dos colonos europeus e os rebanhos de ovelhas, os dingos começaram a ser perseguidos e caçados como ameaça, assim como aconteceu com o tigre-da-tasmânia, que foi extinto. 


Nos anos da década de 1880 construiu-se a uma barreira de cerca de 8500 km de comprimento, com o objectivo de manter os dingos afastados do sudeste australiano, onde se concentravam as quintas (fazendas), e proteger os rebanhos. À data, era a maior estrutura já construída pelo homem.





Reprodução:
Dingoes raça uma vez por ano. As fêmeas no cio por alguns dias em torno do meio do ano e os filhotes nascem nove semanas mais tarde. A estadiajovem com sua mãe até o final do seu primeiro verão para aprender a caçar.