do anda



Titã é um amável e enorme cão da raça Mastim Napolitano, de aproximadamente 80 kg, muito manso e carente. Saudável à primeira vista, permanece há pelo menos 8 anos trancado em uma casa abandonada, em um lugar totalmente insalubre, onde dorme, vive, defeca e urina. Um ambiente que divide com moscas e ratos.

Titã cumpre a condenação de vigiar permanentemente a casa e os preciosos entulhos da família Montezuma, que o deixou para trás junto com o imóvel. O ambiente sujo e escuro também não lhe permite receber carinho, a não ser por meio das grades, quando alguém se compadece dele.

 

A situação do Titã levanta uma discussão sobre a legalidade de se obter um animal estimação, e de se dispor dele como se bem quer. Essa é uma cultura de tutela irresponsável, uma triste inversão da tutela responsável discussão sobre o bem-estar animal que já possui longa trajetória na Europa, mas aqui ainda é incipiente.

A tutela irresponsável inclui venda indiscriminada de filhotes de raça cuja mãe morre precocemente por infecções de tanto parir sem folga, geralmente sem as mínimas condições sanitárias e sem carinho; uso para fins sexuais, rinhas, falta de assistência médica e, finalmente, abandonos dentro ou fora de casa, comum em férias ou em sua velhice, que alimentam a grave crise do excedente de animais errantes que sofrem todos os tipos de privações como fome, maus-tratos, saudade, medo e frio nas ruas.



No dia 30 de julho de 2010 (sexta-feira), será realizada uma mobilização na frente da casa onde Titã está aprisionado. O protesto tem como objetivo libertar o cão, pois nem inúmeras conversas amigáveis com seus tutores irresponsáveis, nem duas denúncias na Delegacia de Meio Ambiente do Distrito Federal, conseguiram a sua libertação. Outro objetivo é também chamar a atenção da população para a tutela responsável de animais domésticos, lembrando das inúmeras necessidades físicas e psicológicas que os animais necessitam.

Serviço:
Local da mobilização: W3 705 SUL (ao lado da banca de revista).
Data: 30 de julho de 2010, às 10h da manhã