do anda

O texto abaixo (Depósito de animais vivos) foi publicado ontem no jornal O Estado do Paraná. Escrevi-oapós uma visita a um destes abrigos e após conversar com amigos veterinários que algumas vezes atendem estes locais.

Creio que este problema não é apenas em nossa cidade. Centenas de abrigos estão superlotados e os animais não tem mais uma vida digna nestes locais. Passam fome, medo, frio e, principalmente os gatos, ficam durante anos enjaulados à espera de uma adoção que nunca chega.

Isto já não é mais uma vida digna para milhares de animais. Os abrigos, cegados por pensarem estar fazendo o bem para os animais recolhendo dia a dia mais e mais animais, estão transformando a vida destas criaturas numa verdadeira tortura, onde sobrevive quem tiver mais forças, onde come quem é mais forte e, convenhamos, muitos passam fome.

Tenho recebido críticas por citar a eutanásia em alguns casos, mas deixo aqui a pergunta: O que é mais digno, deixar os mesmos viverem e comerem entre suas próprias fezes tendo que muitas vezes lutar para conseguir comer o suficiente, ou dar para alguns uma morte digna e acabar com seus sofrimentos?

Desculpem-me os abrigos, sei que a intenção tenta ser boa, mas parem para refletir e verão o mal que estão causando para estes animais.

Depósitos de animais vivos

Visitei há pouco tempo uma das nossas ONGs, ou melhor dizendo, um dos nossos abrigos de animais aqui em Curitiba. Creio não ser preciso dizer que saí do local chorando de raiva e de tristeza ao mesmo tempo. Não podemos mais chamar estes locais de “abrigos”, eles se tornaram depósitos de animais vivos, apenas isso.

Chorei de raiva pela razão de imaginar o porquê de tantos animais abandonados. Simples de responder, devido ao “seleto” grupo de ignorantes, de todas as classes, que compram animais ou os adotam por impulso, para satisfazerem seus mimados rebentos. E quando estes perdem o interesse e preferem agora um IPOD, o bichinho inocente é largado em praças, terminais ou rodovias. Quando fica doente, em geral acontece o mesmo.

Tristeza senti pelo fato de estes animais não terem mais uma vida digna nestes locais. Eles aumentam diariamente de número, são amarrados nos portões destas entidades ou caixas de filhotes são abandonadas com ninhadas inteiras. Os que lá estão, muitos mutilados, doentes, alguns com doenças irreversíveis, cegos entre outros problemas, compartilham o mesmo espaço com os saudáveis.

A higiene há muito já fugiu do controle, como igualmente a forma decente de alimentar os mesmos. Sei que estes locais ou tentam fazer o melhor que podem, mas estão privados de tudo, principalmente de recursos e de pessoas para dar uma vida digna a estes animais, que precisariam de exercícios e de muito carinho, além da comida.

Nossas autoridades nada fazem ou fazem muito pouco. Muitos destes animais estariam melhores se fossem sacrificados, principalmente os doentes, cegos e mutilados que quase nunca podem se defender quando atacados pelos mais fortes e isso é algo que acontece com muita frequência. Agora, mencione a palavra ‘’eutanásia’’ para uma destas entidades e voces terão inimigos mortais para o resto de suas vidas. Eles preferem ver alguns de seus animais morrerem velhos e doentes do que dar ao menos uma morte digna para alguns destes animais.

Quero deixar claro que a culpa não é apenas das nossas autoridades, que poderiam sim estar fazendo muito mais sobre este assunto, como por exemplo, admitir que a castração em massa já seria e é a única solução a médio prazo. Mas a culpa é igualmente de todos os ignorantes que abandonam seus animais assim quando estes adoecem ou seus mimados rebentos se cansam destas inocentes criaturas.

Siegmar Metzner – Curitiba
Jornal O Estado do Paraná
Edição 11/07/2010