do anda

Embora as notícias recebidas do Paquistão ainda sejam desanimadoras, devido aos milhares de animais registrados como mortos nas enchentes, uma boa informação chega de lá.

Fakhar Abbas, Diretor do Centro de Pesquisa de Biodiversidade (BRC), no Paquistão, confirmou ontem que os três ursos Dewa, Sohrab e Maylu, que estavam abrigados no Kund Park, foram resgatados da área inundada e transportados para Balkasar, onde estão sendo mantidos em segurança.

Moradores de vilarejos próximos ao santuário de Kund Park encontraram os ursos, e, em seguida, avisaram à equipe do BRC. Embora muitos dos equipamentos do Centro tenham sido destruídos durante as enchentes, a equipe conseguiu obter três dardos e alguns tranquilizantes fornecidos por três diferentes autoridades locais, de forma que pudessem responder a alertas sobre ursos vistos na região e resgatá-los.

Apesar do difícil acesso às estradas e da imprecisão das informações sobre a localização dos ursos, a equipe do BRC se aventurou corajosamente pelas áreas alagadas em busca dos ursos. Assim que localizaram os animais, os membros da equipe sedaram cada animal, e os colocaram em uma gaiola de transporte individual.

Os ursos, acompanhados por um veterinário do BRC, foram transportados em caminhões até Balkasar. Devido às condições das estradas e à multidão de pessoas desabrigadas, o trajeto entre Balkasar e o Kund Park levou mais de quatro horas, enquanto o tempo normal para completar esse percurso é de aproximadamente duas horas.

Um novo lar em Balkasar

Felizmente, o mais recente santuário de ursos em Balkasar, financiado pela WSPA, pôde proporcionar um refúgio seguro para esses ursos resgatados. Grande parte do santuário de Balkasar ainda está em fase de construção, pois o local foi projetado para abrigar ursos que ainda deverão ser resgatados ao longo da campanha da WSPA e do BRC contra as rinhas de ursos. Embora ainda esteja longe de estar pronto, será um lar adequado para Dewa, Sohrab e Maylu, sobretudo porque as obras dos recintos de isolamento, tão indispensáveis aos animais, já foram concluídas.

Como já era de se esperar, os três ursos, assim que despertaram da sedação, se mostraram muito estressados, e somente se acalmaram quando as piscinas nas suas cavernas começaram a funcionar. O estado de saúde dos animais está sendo monitorado de perto pelo veterinário do BRC.

Embora o destino do santuário de Kund Park e dos outros 20 ursos ainda seja incerto, a WSPA continua comprometida com a sua campanha contra as rinhas de ursos.

O constante apoio de todos vocês a esse trabalho não tem preço. Ainda há muito a se fazer até a conclusão das obras do santuário de Balkasar e o resgate de todos os ursos que continuam sendo vítimas da crueldade praticada nas rinhas.

 

fonte:WSPA Brasil