A riqueza da fauna americana explica-se pela grande diversidade dos habitats. As montanhas e as florestas são povoadas de grandes mamíferos (caribous, impulsos, ursos morenos, ursos Kodiak, grizzlys, cervos Virginie, carneiros do Rochosos, cabras das montanhas, lobos), um grande número de pequenos mamíferos (marmotas, raposas, ratons lavadors, moufettes, esquilos) e uma grande variedade de pássaros.


As costas do Alasca são povoadas de morse, loutres de mar e otaries à pele, as do golfo do México de de grandes pássaros (pélicans, flamingos), jacarés, peixe-gatos e serpentes venenosas. 


Os prados são o domínio dos pequenos mamíferos (esquilos, lebres, cães de prado, furets e outros roedores), os sachadors e o bisão. 


Os exterminados pela caça após outrora ter povoado a maior parte dos Estados do Centro e o Leste da América do Norte, bisãos existem hoje apenas em cativeiro ou em zonas protegidas. Os desertos acolhem os rato-cangurus, lézards e os pássaros em grande escala (vautours, águias,falcões).




 Também é grande a riqueza ornitológica do país, tanto em aves de rapina (águias, ) quanto em pássaros. Os répteis estão representados em diversas espécies de serpentes, lagartos, tartarugas e crocodilos (estes na Flórida).

 Na zona ártica do Alasca vivem ursos polares, alces, renas, certas variedades de raposas e espécimes do boi almiscarado, todos sob proteção estatal. Na região do Pacífico encontra-se a única família de aves características dos Estados Unidos, que e uma variedade de curruíra (Chamaeidae).