Urso beiçudo:


Urso-beiçudo num zoo de Washington



NOME COMUM: Próquilo, urso-beiçudo ou urso-preguiça. 
NOME EM INGLÊS: sloth bear
NOME CINETÍFICO: Melursus ursinus 
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA:
 Ursidae  GÊNERO: melursus


urso-beiçudo (Melursus ursinus) é um animal noctivago que habita nas florestas da Índia,do Nepal,da Bangladesh e da Sri Lanka. É a única espécie do género Melursus.


Descrição:
O corpo do urso-beiçudo está coberto por pelo longo e felpudo que vai de castanho-avermelhado a preto e possui um "V" característico da espécie no peito a amarelo.


Dieta:
O urso-beiçudo come principalmente formigas e térmitas mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne.O Urso Beiçudo recebe esse nome porque seu focinho é longo e os lábios, muito móveis, são empregados para capturar os cupins dos quais se alimenta.


Tamanho e peso:
Os machos pesam aproximadamente 130 quilogramas, e chegam a medir entre 1,40 e 1,90 m. As fêmeas pesam cerca de 70 quilogramas.


DISTRIBUIÇÃO E HABITAT: nativo da Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal e Butão. Normalmente, ele vive em áreas florestais com rochas, que fornecem bons abrigos. 



APARÊNCIA: A pelagem negra do urso-preguiça tem manchas claras na área do tórax. Sua cabeça é relativamente grande, seus lábios são curtos e seu focinho alongado tem forma de tromba. 


ESTILO DE VIDA: procuram comida no escuro. Eles são sociáveis, em comparação com outros ursos, e gostam de fazer ruídos. Mesmo quando estão adormecidos, eles rosnam suavemente.


REPRODUÇÃO:  
Ativo no fim do dia e à noite,o urso-preguiça convive melhor com seus semelhantes do que outras espécies de urso.O acasalamento parece acontecer entre abril e julho. No entanto, ainda pouco se sabe sobre o comportamento reprodutivo do urso-preguiça. Em geral, as fêmeas dão à luz dois filhotes, depois de uma gestação de aproximadamente 210 dias. Depois, a prole costuma ser carregada nas costas da mãe, e permanece sob sua proteção por no mínimo dois anos. Eles se tornam sexualmente maduros com dois ou três anos de idade. 


AMEAÇADO:


Quase foi extinto no Sri Lanka e sua população está severamente ameaçada em muitas partes da Índia. Como outras espécies de urso, eles são caçados por sua vesícula biliar e outras partes do corpo.O tigre, o leopardo e o lobo estão entre seus inimigos naturais.a medicina tradicional Chinesa indica que eles têm poderes curativos em certas partes do seu corpo, pelo que fez com que diminuíssem drasticamente a sua população.







O próquilo tem visão e audição bastante deficientes. Se alguém se aproximar quando ele estiver dormindo e o vento for favorável, ele sentirá o cheiro e se afastará. Quando isso não ocorre, ele só percebe a aproximação a uma distância de alguns passos. Assustado, ataca, e acaba fazendo mais vítimas que um tigre. 

O pró-quilo, também conhecido como urso-beiçudo ou urso-preguiça, habita as florestas da Índia e Sri Lanka. É um urso de porte médio e seu corpo parece mais maciço ainda por causa dos pêlos negros e eriçados. 

O nome urso-preguiça vem da pelagem imponente, das garras curvas e sobretudo do jeito como ele se balança entre os galhos das árvores. O nome beiçudo se deve ao jeito especial que ele tem de esticar os lábios, como uma tromba, para sugar os cupins. Além de cupins, ele também come carniça, ovos, frutos e raízes. 

O próquilo é um animal solitário e os pares são formados apenas para o acasalamento. Depois de sete meses, a fêmea pare geralmente dois filhotes.
__________________________________________________________________________________

Urso Malaio:

Sun Bear.jpg

urso-malaio (Helarctos malayanus) é um urso do Sudeste asiático. Possui até 1,4 m de comprimento e pelagem curta e negra. É o menor dos ursos. Também é conhecido pelo nome de urso-dos-coqueiros.Tendo a habilidade de ser bom alpinista, ele utiliza a língua comprida e suas garras para apanhar frutas e mel.


Nome Comum: Urso malaio ou urso-dos-coqueiros
Nome em inglês: sum bear
Nome em espanhol: oso malaio
Nome científico: Helarctos malayanus
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Helarctos


Comprimento: chega 130 cm
Altura: até 60 cm
Peso: até 65 kg


Reprodução: uma cria por ano. De um a três filhotes em cada cria. Os filhotes ficam com a mãe por um ano


Período de gestação: 96 dias


Maturidade Sexual: 3 – 4 anos


Tempo de vida em cativeiro: 28 anos


Distribuição demográfica: encontrado no sudeste Asiático, Sumatra e Bornéu. 




















Habitat: 

vivem na selva tropical, sozinhos ou em pequenos grupos.


Alimentação: 


os ursos malaios são onívoros e se alimentam de frutas, insetos, pequenos mamíferos, répteis e mel. Ele aprecia também os cupims.

Característica Física: 

Tem a cabeça grande, focinho comprido, olhos brilhantes e orelhas pequenas. A pelagem marrom-brilhante é áspera. As garras não são retraveis. É o menor dos grandes ursos ainda vivos e é chamado de “sun bear” (urso do sol) por causa de suas manchas visivelmente amarelo-alaranjadas no tórax.

Estilo de vida: 

Os ursos-malaios agarram superfícies com facilidade, devido às solas sem pêlos de seus pés, e suas garras curvas fazem com que sejam hábeis escaladores. Eles também usam suas garras fortes para abrir colméias e outros ninhos de insetos. Os menores entre os grandes ursos, estes animais passam grande parte do dia nas árvores, onde constroem abrigos para dormir.

AMEAÇADO: 

Como o habitat do urso-malaio está se tornando cada vez mais limitado, às vezes ele procura alimento em terras cultivadas. Ele é caçado por causa de sua vesícula biliar e garras, usadas pela medicina tradicional chinesa. Por esses motivos, o urso-malaio está ameaçado de extinção.

O urso malaio filhote não é um animal perigoso. Na Índia ele é criado como bicho de estimação e os filhotes são admitidos nas casas, onde brincam com as crianças. Quando adultos, ele são menos delicados e mais daninhos.

O urso malaio é o menor membro da família dos ursos. Estes ursos são arborículas e passam a maior parte do tempo trepando nas árvores em busca de alimentos. Tem patas curtas e encurvadas com garras em forma de gancho, o que ajuda a subir em árvores.

fonte:Wikipedia e saúde animal