Em 2010, a Itália transformou em lei a Convenção Europeia para a proteção dos animais domésticos, que intensifica as penas e introduz o crime de tráfico de animais.

 Nesta semana, o país colocou à disposição o primeiro manual “Procedimentos para a execução do controle da movimentação comunitária de cães e gatos” (acesse aqui) , elaborado pelo Ministério da Saúde e em parceria com a Federação Nacional de Médicos Veterinários e a Liga Antivivisecção, conforme informou o jornal italiano L’Essenziale Online.

 O manual é um prático instrumento de fácil consulta, voltado para veterinários, mas também para os amantes de cães e gatos que, ao decidirem comprar um animal em criadouros ou lojas, alimentam um negócio ilegal e cruel. Durante a apresentação do manual, o ministro de Assuntos Exteriores, Franco Frattini, propôs criar uma “rede europeia” contra o tráfico de filhotes e solicitou o envolvimento do Europol, o serviço europeu de polícia.

 Tráfico de animais Para fazer frente à procura de cães e gatos de raça, existe quem organize tratativas comerciais nacionais e internacionais, frequentemente com países do Leste Europeu, que têm como objetivo vender um alto número de filhotes a cifras muito baixas.

 O problema é que atrás destes “negócios” se escondem histórias de fraude e maus-tratos. Os filhotes que acabam neste círculo, por exemplo, são tirados muito cedo das mães, o que implica um forte trauma para o animal e ao abandono e à separação.

 É possível também verificar problemas de saúde para o filhote, que não desmamou no tempo certo. Mesmo assim, muitas vezes não existem pistas porque os criminais que se ocupam deste business falsificam a documentação dos cães e gatos, camuflando o imbróglio.

fonte:anda