O prefeito da cidade de Santiago do Chile, Pablo Zalaquett,assinou uma norma municipal a qual proíbe qualquer pessoa de alimentar cães nas ruas,sujeito à multa, que entraria em vigor a partir do mês de agosto. Conforme publicado pela ANDA.

Porém a prefeitura encontrou muita pressão por parte das organizações de proteção animal, que conseguiram uma reunião com autoridades da Higiene Ambiental e acudiram à Colisão para o Controle Ético da Fauna Urbana (CEFU) e à Proanimal Chile.

A reunião contou também com a presença do prefeito e do presidente do programa de Guarda Responsável, Dr. Osvaldo Guzmán e ficou acordado que norma seria reescrita, excluindo o artigo que proíbe a alimentação de cães de rua.

Para tal, foi formada uma Mesa Técnica de Trabalho, com representantes animalistas e da prefeitura, que terá 15 dias para apresentar a nova norma.

De acordo com Zalaquett, a intenção é incluir os animalistas como “sócios”, a fim de trabalhar de forma mais eficiente a problemática dos animais abandonados, de acordo com o jornal PrensAnimalista.

A norma estabelece também um artigo que promove um Fundo de até cem mil pesos para atender aos cães atropelados e feridos nas ruas.

Protestos:

Por sua lado, as organizações animalistas, se uniram nas redes sociais, que conta com mais de cindo mil membros.

Uma das organizadoras, Maria Paz, afirma que esse protesto é contra a todas as normas municipais do Chile, que multam quem alimentar cães abandonados.

“Em todo o país existem artigos absurdos nas normas municipais,que multam as pessoas que alimentam animais de rua.Mas não há nada para sancionar o abandono e nem se resolve o problema na raiz”.

fonte:anda